REELABORANDO CÓDIGOS E INTERMEDIANDO CULTURAS: DIEGO QUISPE TITO E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE UM RENOMADO ARTISTA INDÍGENA DURANTE O PERÍODO COLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.109298Palavras-chave:
Vice-Reino do Peru, Escola Cusquenha, Diego Quispe Tito, “homem ordinário”, indígenas.Resumo
Este artigo foi desenvolvido para tornar-se uma contribuição aos estudos recentes que buscam evidenciar o papel fundamental que as artes visuais desempenharam dentro do projeto colonizador das Américas. Situando a análise no Vice-Reino do Peru, durante o século XVII, o objetivo central da escrita é evidenciar a trajetória e atuação do pintor indígena Diego Quispe Tito a partir de análises produzidas acerca de algumas de suas obras produzidas na Escola Cusquenha de Arte. Para abordar a atuação deste pintor indígena dentro de um espaço criado pelos espanhóis, foi aplicado o conceito de “homem ordinário” desenvolvido por Michel de Certeau (1994). Partindo desta categoria, é possível pensar na obtenção de pequenas liberdades e na reelaboração de códigos ocidentais exercidas por Quispe Tito dentro do ambiente em que circulava.Downloads
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Publicado
2021-04-28
Como Citar
SOLETTI, E. F. REELABORANDO CÓDIGOS E INTERMEDIANDO CULTURAS: DIEGO QUISPE TITO E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE UM RENOMADO ARTISTA INDÍGENA DURANTE O PERÍODO COLONIAL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 49, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.109298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/109298. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS