CONHECIMENTOS INDÍGENAS E O PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.94696Palavras-chave:
Formação, Professores Indígenas, Boaventura de Souza Santos.Resumo
O artigo desenvolve reflexões sobre conhecimentos indígenas identificados ao longo de processos investigativos participativos na área da formação de professores/as, tecendo relações com o pensamento de Boaventura de Souza Santos. A discussão ocorre através de três experiências desenvolvidas na Amazônia brasileira, sendo dois cursos de formação continuada e uma disciplina de Licenciatura Indígena Intercultural. A partir de categorias do pensamento do autor, como Sociologias das Ausências e das Emergências, Ecologia de Saberes e Teoria da Tradução, o texto apresenta ideias sobre a importância dos conhecimentos indígenas para mudanças de pensamento necessárias à educação e à sociedade, bem como sobre os impactos ocasionados a esse conjunto de saberes por processos colonizadores e homogeneizantes da racionalidade hegemônica. Além disso, destaca a potencialidade investigativa de experiências de formação de professores/as indígenas, demonstrada através dessas trajetórias de participação, interlocuções e reflexões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-16
Como Citar
STUMPF, B. O. CONHECIMENTOS INDÍGENAS E O PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 288, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.94696. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/94696. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS