A ESCOLA INTERCULTURAL INDÍGENA NA COLÔMBIA E NO BRASIL DESDE O PONTO DE VISTA DA LITERATURA ANTROPOLÓGICA: INSTRUMENTO CIVILIZATÓRIO OU INSTRUMENTO POLÍTICO INDÍGENA?

Autores

  • Maurício Caviedes PPGAS-UFRGS Programa de pós-doutorado.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.63909

Palavras-chave:

etnologia indígena, Colômbia, Brasil, educação indígena

Resumo

Este artigo propõe discutir o problema da dominação de uma sociedade sobre outras e a sua ligação com o conhecimento escolar. Essa discussão é necessária para os povos indígenas conseguirem o direito de ter uma educação que garanta sua sobrevivência, com acesso aos conhecimentos chamados de “universais”, mas também com respeito aos conhecimentos chamados de “próprios” ou “tradicionais”. Com o propósito de achar uma solução para esse problema, este artigo apresenta os avanços nos estudos sobre a educação indígena na Colômbia e no Brasil entre as décadas de 1990 e 2000. Sobre essa apresentação, cria uma classificação dos autores: aqueles que enfatizam as consequências civilizatórias da escola sobre os povos indígenas e os que enfatizam o processo de reinterpretação e apropriação indígena da escola. A classificação não procura criar uma dicotomia, mas servir como instrumento analítico dos pontos de vista dos antropólogos e antropólogas sobre o assunto. Além disso, essa classificação pode ajudar os povos indígenas na construção de instrumentos (escolares ou não) para formar os futuros líderes políticos dos seus povos.

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Biografia do Autor

Maurício Caviedes, PPGAS-UFRGS Programa de pós-doutorado.

É doutor em História pelo programa de pósgraduação em História da Universidad Nacional de Colombia, Bogotá. Pesquisador associado ao IT – Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFGRS). Investiga sobre a história das lutas pelos direitos dos povos indígenas. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre as consequências da educação escolarizada no processo de construção das identidades indígenas e de gênero entre crianças indígenas na região do Amazonas, na fronteira entre a Colômbia e o Brasil.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

CAVIEDES, M. A ESCOLA INTERCULTURAL INDÍGENA NA COLÔMBIA E NO BRASIL DESDE O PONTO DE VISTA DA LITERATURA ANTROPOLÓGICA: INSTRUMENTO CIVILIZATÓRIO OU INSTRUMENTO POLÍTICO INDÍGENA?. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 224, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.63909. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/63909. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS BIBLIOGRÁFICOS