PURUBORÁ: ANALISANDO A HISTÓRIA, O “RESSURGIMENTO” E A RESISTÊNCIA DE UM POVO INDÍGENA DA AMAZÔNIA

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.61154

Palavras-chave:

povo puruborá, história, ressurgimento, resistência, identidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos: a) apresentar discussões teóricas em torno das denominações utilizadas para designar grupos indígenas que foram considerados extintos e são designados como “ressurgidos”, “emergentes” e/ou “resistentes”; b) descrever e analisar aspectos da história, “ressurgimento” e resistência do povo Puruborá, um grupo étnico que teve sua identidade negada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) na década de 1990 e posteriormente reconhecida por este órgão em 2003, e que atualmente luta pelo fortalecimento dessa identidade, revitalização da sua cultura e demarcação do seu território tradicional. Os dados foram obtidos em pesquisa desenvolvida na Aldeia Aperoi, no município de Seringueiras, estado de Rondônia. Trata-se de um estudo do tipo etnográfico que utilizou, como instrumento para produção dos dados, análise documental, observação participante, diário de campo e entrevistas, orientando-se teoricamente por autores do campo da educação, da psicologia e da antropologia. A análise foi realizada por meio da triangulação dos dados produzidos pelos diferentes instrumentos. Os resultados indicam tratar-se de um povo resistente, que vive um momento histórico, político e social favorável à revitalização, (re)construção e fortalecimento de sua identidade indígena.

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Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora associada do departamento de Psicologia da UNIR, atuando na graduação e no mestrado em Psicologia. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Pesquisadora e líder do GAEPPE.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. D. de; ZIBETTI, M. L. T. PURUBORÁ: ANALISANDO A HISTÓRIA, O “RESSURGIMENTO” E A RESISTÊNCIA DE UM POVO INDÍGENA DA AMAZÔNIA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 103, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.61154. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/61154. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS