AGROECOLOGIA EM TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Luiz Antonio Norder Universidade Federal de São Carlos Departamento de Desenvolvimento Rural Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural
  • Carine Andrade Teixeira
  • Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa
  • Tatiane Ribeiro dos Santos
  • Elen Regina Romo Trindade
  • Gustavo Scagliusi Novaski
  • Gustavo Poyares
  • Mario Cesar Cadorin Junior
  • Maria Cleophas Faggion Alencar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.88858

Palavras-chave:

Agroecologia, Terras Indígenas, Extensão Rural.

Resumo

Este texto apresenta um estudo de revisão bibliográfica sobre as atividades realizadas com base na noção de Agroecologia em terras indígenas de diferentes regiões brasileiras. Foram identificadas 92 publicações que retratam iniciativas e projetos envolvendo diversas em terras indígenas, etnias e instituições. Esta produção acadêmica foi analisada a partir de uma classificação em sete temas: práticas agrícolas; agrobiodiversidade; sistemas agroflorestais; manejo florestal e extrativismo; organização social e políticas públicas; educação em Agroecologia em terras indígenas e extensão rural agroecológica e gestão ambiental. Os textos apresentados evidenciam que as atividades inspiradas na noção de Agroecologia têm buscado uma revalorização da identidade, da cultura e das tradições indígenas e, respeitando as especificidades de cada grupo, procuram criar sistemas produtivos sustentáveis e adaptados, bem como promover o manejo florestal sustentável e a formação de sistemas agroflorestais, com a adoção de métodos participativos e dialógicos visando o empoderamento das comunidades, a reflexão sobre as relações de gênero, a juventude, o aprimoramento dos hábitos alimentares e da gestão ambiental e, entre outros aspectos, a reorientação das atividades de ensino e de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Norder, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Desenvolvimento Rural Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural

Graduação em Ciências Sociais (1994) e Mestre em Sociologia (1997) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Wageningen, Holanda (2004). Professor Associado do Departamento de Desenvolvimento Rural, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

NORDER, L. A.; TEIXEIRA, C. A.; FONTOURA COSTA, R. M. G.; RIBEIRO DOS SANTOS, T.; ROMO TRINDADE, E. R.; SCAGLIUSI NOVASKI, G.; POYARES, G.; CADORIN JUNIOR, M. C.; FAGGION ALENCAR, M. C. AGROECOLOGIA EM TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 291, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.88858. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/88858. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

ENSAIOS BIBLIOGRÁFICOS