A produção do artesanato guarani no município de Dourados, MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Leila Roque Ribeiro Marques Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gilberto Luiz Alves Universidade Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.86860

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, artesanato indígena, Kaiowá, Ñandeva.

Resumo

Este artigo tem por objeto o artesanato guarani produzido na Reserva Indígena de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico envolve categorias de análise buscadas em estudos de especialistas da matéria e obras de referência. Por meio de observações sistemáticas, de registros fotográficos e de entrevistas semiestruturadas, em especial com os artesãos, além de fontes secundárias, foram levantadas informações que permitiram identificar os objetos produzidos, as matérias-primas utilizadas, as origens do material empregado e as mudanças que impactaram o processo de produção e os produtos artesanais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Roque Ribeiro Marques, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora Efetiva da rede Básica de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul

Gilberto Luiz Alves, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981), doutorado (1991) e estudos de pós-doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1973-1998), desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, especialmente em História da Educação. Vem realizando pesquisas sobre escola pública moderna no Brasil e organização do trabalho didático. Desde 2008 é professor pesquisador da Universidade Anhanguera-Uniderp e estuda os impactos culturais e ambientais decorrentes de propostas de desenvolvimento regional formuladas por órgãos governamentais, não governamentais e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

MARQUES, L. R. R.; ALVES, G. L. A produção do artesanato guarani no município de Dourados, MATO GROSSO DO SUL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 198, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.86860. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/86860. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS