TUTELA, CLASSIFICAÇÕES E PRÁTICA DA RENDA INDÍGENA NO RELATÓRIO FIGUEIREDO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROCESSOS DE DESUMANIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NA GESTÃO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS

Autores

  • Katiane Silva Universidade Federal do Pará
  • Vinícius da Silva Machado
  • Gabriela Galvão Brava Furtado
  • Alessandro Baltazar Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.83576

Palavras-chave:

povos indígenas, Relatório Figueiredo, violência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a violência engendrada pelo Estado a partir de modalidades específicas de gestão sobre territórios e populações indígenas, tendo como base as narrativas do Relatório Figueiredo. A ideia principal neste trabalho foi demonstrar como essa violência é concretizada em duas modalidades de controle e gestão: a partir da prática da Renda Indígena e das classificações e categorizações impostas aos indígenas pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), de modo a inferiorizá-los e estabelecer relações poder e assimetria vigentes ainda hoje na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiane Silva, Universidade Federal do Pará

Docente no Programa de Pós-graduação em Antropologia e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SILVA, K.; DA SILVA MACHADO, V.; BRAVA FURTADO, G. G.; BALTAZAR RODRIGUES, A. TUTELA, CLASSIFICAÇÕES E PRÁTICA DA RENDA INDÍGENA NO RELATÓRIO FIGUEIREDO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROCESSOS DE DESUMANIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NA GESTÃO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 314, 2018. DOI: 10.22456/1982-6524.83576. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/83576. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ