ETNOGÊNESE E REELABORAÇÃO DA CULTURA ENTRE OS KRAHÔ-KANELA E OUTROS POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Victor Ferri Mauro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.33293

Palavras-chave:

Povos indígenas, etnogêneses, identidade, cultura, tradição.

Resumo

Nos últimos quarenta anos temos assistido no Brasil a intensificação dos processos de etnogênese de grupos indígenas. Populações que por um longo tempo ocultaram as suas identidades têm voltado a afirmar a sua indianidade e passado a lutar pelo reconhecimento de sua condição étnica pelas autoridades de Estado, buscando assegurar o acesso aos direitos específicos previstos pela legislação. A luta desses grupos também visa alcançar condições para que possam reconstruir as suas comunidades, passando a viver com mais dignidade, resgatando a sua autoestima, em busca da cidadania plena. A agência indigenista estatal, no entanto, chegou a negar a “autenticidade” de várias dessas etnias. Por essa razão, a (re)construção dessas identidades perpassa, na maioria das vezes, a elaboração de uma autoimagem sincronizada com as representações estereotipadas que a sociedade brasileira têm do “índio genérico”. Esta autoimagem é elaborada na expectativa de adequar-se à representação senso comum que tais comunidades supõem ser um requisito cobrado, sobretudo pelo órgão oficial, para reconhecer a sua condição indígena. A título de exemplo, analisamos mais detidamente o caso emblemático dos índios Krahô-Kanela, do estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Ferri Mauro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp, especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UnB, mestre e doutorando em História pela UFGD. Docente do quadro permanente da UFMS, do curso de Ciências Sociais - Licenciatura, na àrea de Antropologia.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

MAURO, V. F. ETNOGÊNESE E REELABORAÇÃO DA CULTURA ENTRE OS KRAHÔ-KANELA E OUTROS POVOS INDÍGENAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 37, 2013. DOI: 10.22456/1982-6524.33293. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/33293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS