MOBILIZAÇÃO ÉTNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO: O CASO DOS ÍNDIOS PANKARARU

Autores

  • Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque ufsc

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.2558

Palavras-chave:

direitos indígenas, pankararu, invenção de tradições, artes étnicas

Resumo

Este artigo analisa o papel das máscaras (praiás) dos índios Pankararu (PE) na mobilização política que ocorre na cidade de São Paulo, Brasil. Neste espaço, a tradição funciona como categoria que aproxima a oferta e a demanda de tais bens e direitos entre índios e a cidade de São Paulo. Os praiás se destacam neste mercado na medida em que esta máscara é o elemento que mais visibilidade vem ganhando nas apresentações destes índios. Tais apresentações se dão no contexto de inserção destes índios em dois tipos de mercado: o das artes étnicas e o dos direitos das populações indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque, ufsc

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Membro do LEME (Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos/UFCG); AVAL (Antropologia Visual em Alagoas/UFAL); NAVI (Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem/UFSC) e GESTO (Grupo de Estudos sobre Rito e Performance/UFSC).

Downloads

Publicado

2007-12-29

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. A. dos S. MOBILIZAÇÃO ÉTNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO: O CASO DOS ÍNDIOS PANKARARU. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 73, 2007. DOI: 10.22456/1982-6524.2558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/2558. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS