LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: O ENCONTRO DAS FORMAS E DOS CONTEÚDOS NA POESIA E PROSA DO I SARAU DAS POÉTICAS INDÍGENAS

Autores

  • Deborah Goldemberg Independente
  • Rubelise Da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.12888

Palavras-chave:

literatura indígena contemporânea, forma, conteúdo, teoria de gêneros, performance

Resumo

Analisando as formas e conteúdos das apresentações dos índios e escritores indígenas contemporâneos no I Sarau das Poéticas Indígenas, este artigo trata da dificuldade de abordagens mais tradicionais da teoria dos gêneros em abarcar as narrativas indígenas e analisa como esta “crise” contribui para a ampliação das abordagens ocidentais e hierárquicas. Num palco aberto para a expressão contemporânea indígena, que é o Sarau, são os conceitos de performance e estórias contadas, com função social de manutenção da tradição, aprendizado continuado e transformação, que melhor definem esta expressão indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Goldemberg, Independente

Antropóloga formada pela London School of Economics, com mestrado em Estudos de Desenvolvimento na mesma universidade. Trabalhou na área de desenvolvimentos social durante dez anos em diversas instituições (ex: PNUD, SEBRAE, Banco Mundial etc). Hoje, dedica-se à literatura e atua como consultora.

Rubelise Da Cunha

Rubelise da Cunha é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC-FURG). Atua na graduação e pós-graduação em Letras e sua pesquisa focaliza as literaturas indígenas brasileiras e canadenses e a teoria dos gêneros literários. Realizou pesquisa de pós-doutoramento (2008-2009) na Laurentian University, Canadá, onde pesquisou sobre o teatro indígena canadense. Suas publicações recentes incluem “The Unending Appetite for Stories”: Genre Theory, Indigenous Theatre and Tomson Highway’s “Rez Cycle” (Canadian Journal of Native Studies, v.1&2, 2009), The Trickster Wink: Storytelling and Resistance in Tomson Highway´s Kiss of the Fur Queen (Ilha do Desterro (UFSC), v.1, 2009). Também organizou com Eloína Prati dos Santos o segundo volume de Perspectivas da Literatura Ameríndia no Brasil, Estados Unidos e Canadá (2007).

Downloads

Publicado

2010-06-26

Como Citar

GOLDEMBERG, D.; DA CUNHA, R. LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: O ENCONTRO DAS FORMAS E DOS CONTEÚDOS NA POESIA E PROSA DO I SARAU DAS POÉTICAS INDÍGENAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 117, 2010. DOI: 10.22456/1982-6524.12888. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/12888. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS