CULTURA CORPORAL INDÍGENA

EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA ALDEIA RIO PEQUENO NA REDE PÚBLICA DE PARATY

Autores

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é verificar se as experiências dos estudantes indígenas da aldeia Rio Pequeno são aproveitadas pelos professores de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e se caracteriza como exploratório-descritivo. Os participantes foram alunos indígenas da aldeia Rio Pequeno, alunos não-indígenas que estudam com alunos indígenas da Aldeia Rio Pequeno, dois professores de Educação Física e o professor da Sala de Extensão Nhebo’e Porã na Aldeia Rio Pequeno. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com os professores e o grupo focal com os estudantes. A herança da etnometodologia foi a âncora para interpretar os termos indiciais apresentados nas entrevistas e a descrição da realidade constatada pelo observador participante. Os achados mostram que elementos da cultura indígena não são abordados nas aulas de Educação Física. Foi revelada a falta de compreensão da importância da temática da cultura corporal indígena na fala dos professores, quando se entende que não apenas os esportes, jogos e brincadeiras não-indígenas deveriam compor o currículo da Educação Física.

Palavras-chave: educação física, indígena, cultura, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Figueiredo Da Silva, UNIVERSO

Carlos Alberto Figueiredo da Silva atua como professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979), graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993).

Fabrícia Estevam de Oliveira, UNIVERSO

Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira.

Downloads

Publicado

2022-09-28 — Atualizado em 2022-09-30

Versões

Como Citar

DA SILVA, C. A. F.; OLIVEIRA, F. E. de . CULTURA CORPORAL INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA ALDEIA RIO PEQUENO NA REDE PÚBLICA DE PARATY. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 90–112, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/125512. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS