OS POVOS INDÍGENAS E A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.117814

Palavras-chave:

Povos indígenas, Covid-19, Saúde, Doença, Atenção, Políticas Públicas

Resumo

É urgente o debate localizado sobre processos de saúde/doença/atenção-prevenção que tensione os modelos internacionais frequentemente concentrados apenas em indicadores biológicos e transculturais. A despeito das narrativas globais coronavírus centradas, a pandemia de Covid-19 excede o agente patógeno e ganha forma e intensidade em emaranhados e encontros mais ou menos locais e contingentes. Os artigos selecionados para este dossiê Os povos indígenas e a Covid-19, da Espaço Ameríndio, trazem diferentes abordagens disciplinares sobre variados contextos indígenas no Brasil que explicitam as limitações dos modelos globais da saúde biomédica. Não obstante, o conjunto de textos denuncia as condições históricas de violência estrutural a que estão submetidos os povos indígenas e como a pandemia intensificou esta situação. Por fim, os artigos apontam para a importância do diálogo na condução do SasiSUS. Eles nos levam a concluir que mesmo em situações como a de uma pandemia, precisamos constituir políticas públicas de saúde para as populações indígenas articuladas localmente com os seus sistemas de saúde e não como sobreposição do sistema biomédico global a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Segata, UFRGS

Sou doutor e mestre em Antropologia Social pela UFSC e bacharel em Psicologia pela UNIDAVI. Participo da Équipe de Recherche "Hommes/Animaux: questions contemporaines" do LAS/EHESS, do Grupo de Pesquisas "Espelho Animal: antropologia das relações entre humanos e animais" do PPGAS/UFRGS e do "Grupo de Pesquisas em Ciberantropologia" - GrupCiber do PPGAS/UFSC. Tenho interesse por Antropologia Urbana e Teoria Antropológica, especialmente nos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Inovação e atuo, principalmente, com os seguintes temas: redes sociotécnicas; ciência, tecnologia e sociedade; cibercultura; natureza e cultura; modos de identificação e relação entre humanos e não humanos.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SCOPEL, D.; DIAS-SCOPEL, R.; NEVES, R. de C.; SEGATA, J. OS POVOS INDÍGENAS E A COVID-19. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 1, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.117814. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/117814. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ