LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM TERRAS KAINGANG

Autores

  • Bernard Guedes Dariva Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Cláudia Battestin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.112736

Resumo

O presente artigo busca mostrar os desafios e avanços ocorridos durante o processo de formação na licenciatura intercultural indígena no curso de Matemática e Ciências da Natureza em uma universidade comunitária no sul do Brasil com ênfase para a formação em Ciências e Biologia. A metodologia perpassou pela pesquisa bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas. A necessidade de compreender a trajetória dos povos indígenas no processo histórico social foi balizadora para compreender a história contemporânea que levou a necessidade de uma educação diferenciada indígena no Brasil. A Licenciatura Intercultural Indígena da Unochapecó, vem ao encontro desta necessidade histórica e para compreendermos melhor como ocorreu esse percurso, entrevistamos três professores(as) que trabalharam durante o processo de formação nesta modalidade, a fim de dar visibilidade as nuances de se trabalhar com a formação de professores em terras indígenas. Durante as entrevistas ficou evidente o grande esforço dos entrevistados em promover práticas interculturais, contudo, a falta de capacitação inicial se refletiu no discurso que ainda carrega alguns aspectos coloniais. No decorrer do processo formativo, a sensibilização com a temática foi fundamental para o letramento intercultural dos(as) docentes e aproximação com a causa indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernard Guedes Dariva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Licenciado em Ciências Biológicas pela Unochapecó. Mestrando em Educação pela Unochapecó

Cláudia Battestin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

DARIVA, B. G.; BATTESTIN, C. LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM TERRAS KAINGANG. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 48, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.112736. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/112736. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS