LITERATURA INFANTIL INDÍGENA: KUBAI, O ENCANTADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.111423

Palavras-chave:

Literatura Infantil Indígena. Mitologia Kubeo. Povo Kubeo, Língua Guarani

Resumo

A literatura infantil indígena faz parte do patrimônio cultural do país e pode/deve ser oferecida às crianças de todas as culturas. O caminho das histórias é trilhado desde a criação do mundo e lhes chegam quando contadas pelos mais velhos O presente artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla e tem como objetivo destacar e analisar, de maneira sintética, o que vem sendo produzido em literatura infantil indígena, culminando na elaboração de uma história infantil indígena com tradução para o Guarani. O referencial teórico sustenta-se por meio dos estudos de Munduruku, com a contribuição no campo da Literatura Infantil Indígena e, também, conta com as pesquisas de Dorrico e Kambeba por intermédio de suas obras teóricas e de Literatura Indígena. A metodologia tem caráter qualitativo, com lentes que a aproximam da etnografia. A partir da aproximação da cultura Kubeo, fez-se possível produzir uma história: “Kubai, o Encantado”, com traduções para o Guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PEDAGOGIA pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2013). Mestranda em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, Saúde e Inclusão, pelo PPGEdu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Claudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Cláudia Rodrigues de Freitas é doutora em Educação. Professora na FACED e PPGEDU/UFRGS. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/FACED/UFRGS desde 2007. Tem percurso de pós-doutoramento na Università degli Studi di Cagliari - IT. /UFRGS.

Mauren Lucia Tezzari

Pedagogia- Habilitação Educação Especial para Deficientes Mentais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jeruza Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em pedagogia (Cesuca, 2018), mestranda em educação na linha educação especial, saúde e processos inclusivos UFRGS

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

RAMOS, R.; FREITAS, C. R. de; TEZZARI, M. L.; NOBRE, J. S. LITERATURA INFANTIL INDÍGENA: KUBAI, O ENCANTADO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 252, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.111423. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/111423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

AUTORAS INDÍGENAS