POVO AVÁ-CANOEIRO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.107625

Palavras-chave:

Avá-Canoeiro, Educação Escolar Indígena, Interculturalidade Crítica

Resumo

O povo indígena Avá-Canoeiro está localizado em dois Estados brasileiros, em Goiás com uma família de 08 indígenas e em Tocantins onde vivem outras famílias com aproximadamente 22 indígenas. A pesquisa foi realizada com os Avá-Canoeiro de Goiás. O texto está organizado em duas análises, a primeira é sobre as tentativas de acesso à educação formal, e a segunda abordará o processo de constituição da Escola Indígena Ikatoté, que esteve pautado em uma proposta de Educação Escolar Indígena vinculada aos princípios pedagógicos da interculturalidade crítica, da diversidade linguística e do respeito aos processos próprios de aprendizagem, tendo em vista a realidade e a história desse povo. Para a efetivação dessa pesquisa foram realizadas diversas atividades de campo que contaram com a realização de entrevistas, oficinas e atividades de ordem didático-pedagógicas. Os resultados da pesquisa demonstraram que as dificuldades de acesso dos Avá-Canoeiro a uma educação diferenciada e intercultural, como assegura a Constituição de 1988 e a LDB (1996), continuam sendo enormes como pode-se observar nas diversas tentativas de criação da Escola Indígena Ikatoté ao longo dos últimos 20 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorranne Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA, CIDADE DE GOIÁS

Pós-doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Goiânia. Professora do curso de Graduação e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no campus Cora Coralina/ Cidade de Goiás/Brasil.

Elias Nazareno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Pós-doutorado em sociologia com bolsa do CNPq pela Universidade de Barcelona – UB. Doutorado em Sociologia - Universidade de Barcelona - UB (2003). Professor Associado II do curso de História e do curso de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

DA SILVA, L. G.; NAZARENO, E. POVO AVÁ-CANOEIRO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 78, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.107625. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/107625. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS