MULHERES TENTEHAR, INOVAM, TRANSGRIDEM, LIDERAM

Autores

  • Emerson Rubens Mesquita Almeida Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alcida Rita Ramos Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.106875

Palavras-chave:

Protagonismo Feminino, Tentehar, Sagacidade, Transgressão e inovação

Resumo

Este trabalho dedica-se ao protagonismo das mulheres tentehar a nível local e mais além. Para demonstra-lo, esta análise focaliza um conjunto de relações sociais construídas a partir da criação da Aldeia Lagoa Quieta, em Amarante do Maranhão. No centro desse processo está uma família em que as mulheres desempenham papeis decisivos. Partindo de uma abordagem histórica, porque entendemos que toda estrutura sócio-política é indissociável dos processos históricos que a formam, adotamos a categoria sagacidade, formulada a partir de teorias nativas para investigar os processos que fizeram com que as mulheres dessa família assumissem papeis socialmente destacados, contrariando trabalhos etnográficos anteriores em que elas são ignoradas ou relegadas ao segundo plano da cultura tentehar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Rubens Mesquita Almeida, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Doutor do Departamento de Sociologia e Antropologia - DESOC da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Indígenas e Indigenistas no Maranhão - GEIIMA.

Alcida Rita Ramos, Universidade de Brasília - UnB

Professora Emérita da Universidade de Brasília. Departamento de Antropologia - DAN

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

ALMEIDA, E. R. M.; RAMOS, A. R. MULHERES TENTEHAR, INOVAM, TRANSGRIDEM, LIDERAM. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 21, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.106875. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/106875. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS