A PROMESSA DE CLÊNIO KARUAZU: HISTÓRIA E IMAGENS DA RELIGIÃO INDÍGENA NO SERTÃO DE ALAGOAS

Autores

  • José Adelson Lopes Peixoto Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Vinícius Alves de Mendonça Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.102840

Palavras-chave:

Etnodocumentário, Indígenas, Reconhecimento.

Resumo

O etnodocumentário Promessa de Clênio Karuazu: por uma graça alcançada foi gravado após o período que marcou o reconhecimento étnico dos indígenas da região sertaneja de Alagoas e apresenta cenas do cotidiano dos Karuazu, imagens inéditas àquela época. Visamos, através da análise da produção citada, realizar um estudo sobre a consolidação, pautada na religião, da imagem desses indígenas perante a sociedade e o Estado após terem sido reconhecidos. Metodologicamente, analisamos o etnodocumentário conforme autores como Ginzburg (1989), Candau (2016), Peixoto (2018) e Amorim (2017), embasando os estudos também nas experiências etnográficas sobre a religião proveniente do Tronco Pankararu, o qual originou os povos indígenas do Sertão de Alagoas (Jiripankó, Karuazu, Kalankó, Koiupanká, Katokinn e Pankararu), intercruzando as fontes durante o estudo da imagem religiosa dessas populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adelson Lopes Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Estadual de Alagoas, onde leciona as disciplinas de Antropologia Cultural, Metodologia da Pesquisa de Campo, Técnica e Pesquisa em História e Os Índios na História. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHI-AL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indígenas, história, identidade, imagem e memória. Atuou como Pesquisador de Campo na Concórdia University of Edmonton (Canadá) com o projeto: For a Greater Enchantment: Memories, lmagery, Music, and Rituals of the Xucuru-Kariri from Palmeira dos lndios, Brazil, foi professor e coordenador pedagógico na educação básica, na rede pública e privada. É autor e organizador de livros, autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos, publicados em revistas especializadas. Coordenou o sub-Projeto de Iniciação a Docência PIBID na área de História e PIBIC sobre documentação e memória. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5179-108X

Vinícius Alves de Mendonça, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduando em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Membro do Grupo de Pesquisa em História Indígena de Alagoas - GPHIAL; bolsista voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, e estagiário voluntário na Biblioteca Setorial do Curso de História da UNEAL, Campus III. Foi monitor nas disciplinas Antropologia Cultural (2019) e Saberes e Práticas do Ensino de História (2019), ambas ministradas no Curso de História da UNEAL, tendo sido bolsista voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2018-2019) e bolsista no Programa Residência Pedagógica (2019-2020), ambos financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Desde 2017, desenvolve pesquisas entre populações indígenas em Alagoas, especificamente junto ao povo Jiripankó, habitante no Alto Sertão do estado, estudando a religião, história e prática do grafismo corporal entre os referidos indígenas. Trabalha com as seguintes temáticas: identidade, memória, representação, fotografia, etnografia, Teoria da História e Ensino de História. É autor de capítulos de livros e artigos, publicados em revistas especializadas e anais de eventos científicos. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8159-7379.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

PEIXOTO, J. A. L.; DE MENDONÇA, V. A. A PROMESSA DE CLÊNIO KARUAZU: HISTÓRIA E IMAGENS DA RELIGIÃO INDÍGENA NO SERTÃO DE ALAGOAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 308, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.102840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/102840. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS