CURADORIAS COMPARTILHADAS EM EXPOSIÇÕES INDÍGENAS: O CASO DE “DJA GUATA PORÔ NO MUSEU DE ARTE DO RIO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.102817Palavras-chave:
Curadoria compartilhada. Museus de arte. Nova Museologia. Povos indígenas. Interculturalidade.Resumo
O artigo tem por objetivo discutir a curadoria compartilhada de indígenas na construção da exposição “Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena”, realizada no Museu de Arte do Rio (MAR) entre os meses de maio de 2017 a março de 2018. Seus autores participaram da exposição na qualidade de pesquisador e curador, respectivamente, acompanhando os processos aqui narrados, as reuniões e os encontros da equipe, formada por técnicos do MAR e convidados externos, entre os quais representantes qualificados de diferentes etnias, que vivenciaram as diferentes etapas de construção da exposição. Puderam assim observar como se articularam as relações interculturais estabelecidas no processo de elaboração da referida mostra e as interlocuções diretas com os indígenas, situando-as aqui de forma sucinta no contexto das propostas sobre as estruturas do trabalho museológico da denominada “Nova Museologia”.Downloads
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Publicado
2020-09-11
Como Citar
GUEDES, L.; FREIRE, J. R. B. CURADORIAS COMPARTILHADAS EM EXPOSIÇÕES INDÍGENAS: O CASO DE “DJA GUATA PORÔ NO MUSEU DE ARTE DO RIO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 89, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.102817. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/102817. Acesso em: 1 jun. 2023.
Edição
Seção
DOSSIÊ