POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INDÍGENAS: REPENSANDO A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Rubia Carla Formighieri Giordani Universidade Federal do Paraná
  • Laura Perez Gil
  • Symone Cortese da Silva Auzani

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.10105

Palavras-chave:

Guarani, pesquisa qualitativa em nutrição, escola indígena, antropologia nutricional.

Resumo

Esta pesquisa teve por objeto a alimentação escolar entre os Mbya Guarani que vivem na Ilha da Cotinha, litoral do Paraná, e foi orientada segundo o objetivo de desenvolver e aplicar instrumentos metodológicos adequados para um melhor conhecimento das circunstâncias nas quais o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é executado em contextos de populações indígenas. Dessa forma, foi realizada uma etnografia da alimentação escolar procurando refinar e aprimorar a compreensão das implicações da alimentação escolar no cotidiano da comunidade Mbya.

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Biografia do Autor

Rubia Carla Formighieri Giordani, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Nutrição, UFPR é doutoranda em Sociologia e pesquisadora do Grupo de Sociologia da Saúde CNPq/UFPR.

Laura Perez Gil

Antropóloga, Doutora em Antropologia pela UFSC e especialista em etnologia indígena

Symone Cortese da Silva Auzani

Nutricionista, Residência Multiprofissioonal em Saúde da Família, UFPR

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Publicado

2010-12-21

Como Citar

FORMIGHIERI GIORDANI, R. C.; GIL, L. P.; DA SILVA AUZANI, S. C. POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INDÍGENAS: REPENSANDO A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 25, 2010. DOI: 10.22456/1982-6524.10105. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/10105. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS