Modelos e etapas para a gestão da informação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Frederico Giffoni de Carvalho Dutra Universidade Federal de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8666-0354
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.106-131

Palavras-chave:

Gestao da informacao, Modelos, Etapas, Fontes de informacao

Resumo

O artigo relata os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre modelos e etapas utilizados para a gestão da informação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em três idiomas (português, espanhol e inglês) para se analisar a produção científica sobre conceitos relativos a fontes de informação, gestão da informação, bem como os critérios e modelos utilizados para sua gestão. Após pesquisa em artigos e demais publicações no período de 1972 a 2019, os resultados apontam a existência de 44 modelos. Foram também identificados os critérios mais frequentemente citados. Constatou-se a existência de 38 termos distintos, destacando-se os seguintes: Coleta/Aquisição/Acesso/Obtenção, Distribuição/Disseminação/Difusão, Uso/Utilização, Armazenamento/Registro, Identificação das necessidades/requisitos/exigências, Organização, Interpretação/Análise, Tratamento/Sistematização, Descarte, Recuperação.

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Biografia do Autor

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais

Professor, pesquisador, Doutorando em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Inteligência e Marketing da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG e leciona nas instituições de ensino superior a seguir: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA-BH), Centro Universitário UNA, Universidade FUMEC e Faculdade SENAC. Tem experiência na área de Gestão da Informação e do Conhecimento, Inovação e Administração, com ênfase em Inteligência Competitiva e Marketing.

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972), Master of Business Administration e doutorado em Administração de Empresas pela Columbia University (1979 e 1985). Realizou programa de estudos, em 1992, no Department of Information Science da Strathclyde University, em Glasgow, Escócia. Realizou pós doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva.

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

DUTRA, F. G. de C.; RODRIGUES BARBOSA, R. Modelos e etapas para a gestão da informação: uma revisão sistemática de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 106–131, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.106-131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/91922. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo