Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico

Autores

  • Deise Deolindo Silva Docente da Faculdade de Tecnologia de Garça. Doutoranda da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Docente da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.196-212

Palavras-chave:

Estudos métricos. Índice h. Análise de domínio. Bases de dados.

Resumo

Entre os indicadores destinados a avaliar o impacto científico das publicações, destaca-se o índice h de Hirsch, que mede, de forma simultânea, aspectos relacionados à produção e ao impacto da produção científica de um pesquisador, periódico, grupo e centro de pesquisa ou país em uma base de dados. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo obter os índices h para 20 pesquisadores representativos na temática “Estudos Métricos da Informação” em três fontes de dados distintas — Scopus, Web of Science e Google Acadêmico e identificar e analisar possíveis diferenças entre os valores desses indicadores, a fim de examinar a congruência dos índices nessas fontes de informação. Para isso, levantaram-se, nas plataformas mencionadas, os índices h para cada investigador. Identifica-se, por meio do Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com nível de significância de 5%, que o índice h não difere estatisticamente entre as bases de dados Scopus e Web of Science. Por outro lado, esse índice diferiu significativamente dos valores obtidos a partir do Google Acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Deolindo Silva, Docente da Faculdade de Tecnologia de Garça. Doutoranda da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

Graduada em Estatística e em Matemática.

Mestre em Estatística

Doutoranda em Ciência da Informação

Docente da Fatec/Garça

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Docente da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP.

Referências

BAR-ILAN, J. Which h-index? – A comparison of WoS, Scopus and Google Scholar. Scientometrics, Dordrecht, v. 74, n. 2, p. 257–271, 2008.

BORNMANN, L.; MUTZ, R.; DANIEL, H-D. Are there better indices for evaluation purposes than the h index? A comparison of nine different variants of the h index using data from biomedicine. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 59, n. 5, p. 830-837, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos. Acervo: Journal Citation Reports (JCR). Brasília: CAPES, 23 out. 2009. Disponível em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcollection&mn=70&smn=79&cid=94>. Acesso em: 15 set. 2016.

CAREGNATO, S. E. Google acadêmico como ferramenta para os estudos de citações: avaliação da precisão das buscas por autor. Ponto de Acesso, Salvador, v. 5, n. 3, p. 72-86, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2016.

EGGHE, L. The Hirsch index and related impact measures. Annual review of information science and technology, White Plains, v. 44, p. 65-114, 2010.

ELSEVIER. Scopus: Scopus is the largest abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings. Disponível em: <http://www.elsevier.com/solutions/scopus>. Acesso em: 25 ago. 2015.

GUIMARÃES, J. A. C. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia do Mercosul: uma reflexão. In: ENCUENTRO DE EDIBCIC, 5., 2000, Granada. La formación de profesionales e investigadores de la información para la sociedad del conocimiento: actas. Granada: Universidad de Granada, Facultad de Biblioteconomía y Documentación, 2000, p. 206-216.

HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, Nov. 2005.

HIRSCH, J. E. Does the h index have predictive power? Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, v. 104, n. 49, p. 19193-19198, Dec. 2007.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches - traditional as well as innovative. Journal of Documentation, London, v. 58, n. 4, p. 422-462, Jan. 2002.

HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in Information Science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science, Washington, v. 46, n. 6, p. 400-425, Jul. 1995.

LIMA, R. A.; VELHO, L. M. L. S.; FARIA, L. I. L. Bibliometria e “avaliação” da atividade científica: um estudo sobre o Índice h. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 3-17, jul./set. 2012.

MARQUES, Fabrício. Os limites do índice-h: supervalorização do indicador que combina qualidade e quantidade da produção científica gera controvérsia. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 207, p. 35-39, maio 2013.

MUGNAINI, R.; JANNUZZI, P. M.; QUONIAM, L. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Revista Ciência e Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, maio/ago. 2004.

OLIVEIRA, E. F. T; GRÁCIO, M. C. C. Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 16-28, out./dez. 2011.

PORTAL ACTION. Manual da ferramenta Action Stat para o teste de Wilcoxon – Amostras Independentes. Disponível em: <http://www.portalaction.com.br/manual-nao-parametricos/teste-wilcoxon-mann-whitney-exemplo-amostras-independentes>. Acesso em: 19 jan. 2016.

SHING, M.; KUMAR, S. Application of h and g indices to quantify scientific productivity of physicists at JNU, India. Library Philosophy and Practice, [Lincoln], Paper 1028, 21 p., Jan. 2014. Disponível em: <http://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1028>. Acesso em: 30 jan 2015.

SIEGEL, S. Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975. 350 p.

SILVA, D. Scopus e Web of Science – comparação. A Biblioteca Informa: boletim das bibliotecas da Universidade de Aveiro, Aveiro, n. 28, 11 mar. 2013. Disponível em: <http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=1859>. Acesso em: 26 ago. 2015.

SILVA, D. D.; GRÁCIO, M. C. C. Indicadores bibliométricos de impacto: estudo comparativo entre os índices h e g aplicados aos pesquisadores mais produtivos na temática Estudos Métricos. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 7., 2015, Madrid. Desafios y oportunidades de las Ciencias de la Información y Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense, 2015. 10 p. Disponível em:<http://edicic2015.org.es/ucmdocs/actas/art/230-Deolindo_indicadores-G-H.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2015.

THOMAZ, P. G; ASSAD, R. S.; MOREIRA, L. F. P. Uso do fator de impacto e do índice h para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 90-93, fev. 2011.

THOMSON REUTERS. Web of science: the most comprehensive and versatile research platform available. Disponível em: <http://thomsonreuters.com/en/products-services/scholarly-scientific-research/scholarly-search-and-discovery/web-of-science.html>. Acesso em: 25 ago. 2015.

VANZ, S. A. S.; STUMPF, I. R. C. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 20, n. 2, p. 67-75, maio/ago. 2010.

VIEIRA, P. V. M.; WAINER, J. Correlações entre a contagem de citações de pesquisadores brasileiros, usando o Web of Science, Scopus e Scholar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 45-60, jul./set. 2013.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

SILVA, D. D.; GRÁCIO, M. C. C. Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 196–212, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.196-212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)