Interdisciplinaridade na Social Web

uma contribuição das mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119426

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Social Web, mídias sociais, interação

Resumo

Neste trabalho discutem-se alguns tópicos fundantes do pensamento interdisciplinar além de apresentar duas teorias elementares, a saber: a teoria geral de sistemas e a teoria cibernética de segunda ordem. Tal recorte teórico teve o propósito de explanar de forma resumida sobre os principais tópicos fundantes da interdisciplinaridade para aclarar a importância tanto do pensamento quanto da atitude holística da humanidade. Posteriormente foi realizada a discussão relativa às mídias sociais disponibilizadas atualmente. Os pesquisadores explanaram acerca do potencial de colaboração, interação, socialização e compartilhamento de dados, informações e conhecimentos via aparatos tecnológicos. Objetivando apresentar as similitudes das duas áreas, esta pesquisa bibliográfica assumiu um caráter teórico, de abordagem qualitativa e exploratória, que apontou no sentido do entendimento das mídias atuais como aplicações práticas do pensamento sistêmico e interdisciplinar. Tópicos como a interação, a retroação, a homeostasia e a equifinalidade foram observados dentro do recorte apresentado, o que leva à conclusão da pertença das mídias sociais dentro do espectro interdisciplinar. Os princípios trazidos por Bertalanffy e Foerster estão presentes na dinâmica da Web 2.0 e podem ser claramente observados nas mídias sociais. Tais recursos são vislumbrados, ainda, como mediadores de ecossistemas específicos e potenciais arenas para criação, organização e compartilhamento de informações e conhecimentos; a colaboração e a interação, são peças fundamentais no que tange à vivência de uma comunidade para criar um contexto favorável à partilha e criação de novas informações e conhecimentos.

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Biografia do Autor

Frederico Divino Dias, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC), Mestre em Educação e Desenvolvimento Local; Professor no Centro Universitário Estácio de Sá de Belo Horizonte, Centro Universitário Unilavras e na Faculdade Kennedy de Belo Horizonte.

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento, Mestre em Administração. Professor orientador no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC

Doutora e Mestra em Ciência da Informação. Professora no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

DIAS, F. D.; AGUIAR FILHO, A. S. de; PINHEIRO, M. M. K. Interdisciplinaridade na Social Web: uma contribuição das mídias sociais. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119426, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119426. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119426. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo