Em busca de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245273.120-140Palavras-chave:
Mediação cultural, Mediação cultural - bibliotecas, Bibliotecário - mediador cultural.Resumo
O objetivo deste estudo foi a construção de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas com base na Ciência da Informação no Brasil e França. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de tipo exploratóriodescritivo, adotando-se os métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e aplicando-se a análise de conteúdo aos dados coletados. Verificaram-se diversos elementos que puderam ser utilizados para propor um conceito de mediação cultural em bibliotecas, formulado assim: “Mediação cultural em bibliotecas é o conjunto de processos, interferências e dispositivos que possibilitam a apropriação cultural, colaborando na construção de significados com o intuito de alcançar o protagonismo cultural e o desenvolvimento sociocultural”. O conceito de mediação cultural em bibliotecas vincula-se a processos, a interações, à construção de sentidos, aos paradigmas do acesso e democratização da cultura, às políticas culturais e à apropriação e protagonismo culturais.
Downloads
Referências
ABOUDRAR, B. N.; MAIRESSE, F. La médiation culturelle. 2. ed. Paris: Presses universitaires de Franc, 2018.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n.1, p. 89-103, jan./dez., 2009.
BESNARD, P. Animation. In: CHAMPY, P.; ÉTÉVÉ, C. Dictionnaire encyclopédique de l’éducation et de la formation. 3. ed. Paris: Retz, 2005.
BORDEAUX, M. C. La médiation culturelle en France: conditions d’émergence, enjeux po¬litiques et théoriques. Actes du col¬loque international sur la médiation culturelle, Montréal, 4-5 décembre, 2008. Montréal: Culture pour tous/UQAM.
CAILLET, E. A l’approche du musée, la médiation culturelle. Lyon: Presses universitaires de Lyon, 1995.
CAMELO, C.; DUBÉ, M.; MALTAIS, D. Portrait des pratiques de médiation culturelle au Saguenay-Lac-St-Jean. Québec: Printemps, 2016.
CAUNE, J. La médiation culturelle: notion mana ou nouveau paradigme? L’Observatoire, Grenoble, n. 51, p. 9-11, 2018.
CHARRETON, C.; LEPINE, A. Ethique de la médiation culturelle et actions en bibliothèque. La revue des livres pour enfants, [s.l.], n. 272, p. 104-109, 2013.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2012.
DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma – Revista de Ciência da Informação e da Comunicação, Porto, n. 4, p. 03-36, jun., 2007.
DELLA CROCE, C.; LIBOIS, J.; MAWAD, R. Animation socioculturelle: pratiques multiplex pour un métier complexe. Paris: L’Harmattan, 2011.
DUFRÊNE, B., GELLEREAU, M. La médiation culturelle: enjeux professionnel set politiques. Hermès, Paris, n. 38, p. 199-206, 2004.
FEITOSA, L. T. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 98-117, jan./jun. 2016.
FONTAN, J. M. De l’action à la médiation culturelle: une nouvelle avenue d’intervention dans le champ du développement culturel. Cahiers de l’action culturelle, Québec, v. 6, n. 2, p. 4-14, 2007.
GARDEN, A. Bibliothèques et médiation, Bulletin des bibliothèques de France (BBF), n. 6, p. 75-77, 1996.
GILLET, J. C. L’animation en France et ses analogies à l’étranger: théories et pratiques - état de la recherche. Cahiers de l’action culturelle, Québec, v. 1, n. 1, p. 41-47, sep. 2002.
GOMES, H. F. A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, número especial, p. 151-163, out./dez. 2014.
LABOURIE, R. Les institutions socioculturelles: les mots-clés. Paris: Presses Universitaire de France, 1978.
LAFORTUNE, J. M. L’essor de la médiation culturelle au Québec à l’ère de la démocratisation. Bulletin des bibliothèques de France (BBF), [s.l.], n. 3, p. 6-11, 2013.
LIMA, C. B. O bibliotecário como mediador cultural: concepções e desafios à sua formação. 2016. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
LIMA, C. B.; PERROTTI, E. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 161-180, 2016.
MEYER-BISCH, P. Observations et questions. In: CAMELO, C.; DUBÉ, M.; MALTAIS, D. (Orgs.). Portrait des pratiques de médiation culturelle au Saguenay-Lac-St-Jean. Québec: Printemps, p. 73-79, 2016.
MÉDIATION CULTURELLE ASSOCIATION. Charte déontologique de la médiation culturelle. Lyon, 2008.
MIDY, F. Préalables à l’étude de l’action culturelle au Québec. Cahiers de L’action culturelle, Québec, v. 1, n. 1, p. 7-22, sep. 2002.
NEUMANN, M. Une cellule de médiation culturelle pour Vevey: enjeux, état des lieux et projet pilote. 2012. Lausanne : Formation continue en gestion culturelle, Universités de Genève et Lausanne et l’association Artos, 2012.
OLIVEIRA, A. L. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
PERROTTI, E. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 4-31, 2016.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Org.) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, ECA/USP, 2007.
PERROTTI, E; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 1-22, mai./ago., 2014.
QUINTAS, E. Préface. Cahiers de l’action culturelle, Québec, v. 6, n. 2, p. 2-3, 2007.
ROUAULT, B. L’animation professionnelle en France. Cahiers de L’action culturelle, Québec, v. 1, n. 1, p. 39-42, sep. 2002.
SILVA, J. L. C. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6 n. 1, p. 93-108, 2015.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alessandro Rasteli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.