Mediações artísticas e informacionais no contexto urbano: algumas reflexões e paradoxos

Autores

  • Marco Antônio de Almeida USP - Ribeirão Preto
  • Giulia Crippa USP-Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Mediação. Informação. Arte. Cidade. Culturas híbridas.

Resumo

O trabalho traz aportes para discutir a natureza da mediação artística e patrimonial no espaço urbano, considerando seus aspectos informacionais e comunicacionais. Algumas manifestações culturais em cidades de diversos portes são utilizadas para fornecer elementos e hipóteses que marcam sua diferença em relação aos espaços institucionais tradicionais. Destaca-se a necessidade de se buscar novas referências e parâmetros que levem em conta, de maneira positiva, o papel ativo e os repertó- rios dos usuários. O texto encerra refletindo brevemente acerca de políticas culturais que respeitem essas especificidades, e nos novos desafios envolvidos em pensar mediações apropriadas para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, USP - Ribeirão Preto

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP-USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA/USP).

Giulia Crippa, USP-Ribeirão Preto

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP-USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA/USP).

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

ALMEIDA, M. A. de; CRIPPA, G. Mediações artísticas e informacionais no contexto urbano: algumas reflexões e paradoxos. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 127–142, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18852. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo