Modelo para análise do serviço de referência virtual: uma análise quantitativa

Autores

  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245222.220-245

Palavras-chave:

Serviço de referência virtual. Satisfação do usuário. Serviço de referência, análise.

Resumo

Com muitos recursos que ainda devem ser explorados, o serviço de referência virtual se relaciona com as maneiras de disponibilizar o serviço de referência por meio de tecnologia de informação, em benefício tanto das bibliotecas universitárias quanto dos usuários que interagem em ambiente digital. Dentro do contexto das bibliotecas universitárias, e através da análise de ferramentas desenvolvidas e utilizadas em contexto eletrônico, este estudo se propõe a desenvolver um modelo de análise do serviço de referência virtual a partir do ponto de vista de seus usuários, com o intuito de que os serviços de referência virtuais tenham seus valores realmente acrescidos. Este modelo foi utilizado e analisado junto aos usuários de serviço de referência virtual oferecidos por bibliotecas universitárias, para que desta forma pudesse ser validado e, consequentemente servir de instrumento de mensuração destes serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCART, J-P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

ARELLANO, M. A. M. Serviços de referencia virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001.

CARVALHO, L. S.; LUCAS, E. R. O. Serviço de referência e informação: do tradicional ao on-line. In: CINFORM – ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: [s.n.], 2005.

CONNAWAY, L. S.; RADFORD, M. L.; DICKEY, T. J. Virtual reference services: on the trail of the elusive non-user: what research in virtual reference environments reveals. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 34, n. 2, p. 25-28, Dec./Jan. 2008.

CONSTANTINIDES, E. Influencing the online consumer’s behavior: the Web experience. Internet Research, Bingley, v. 14, n. 2, p. 111-126, 2004.

CONSTANTINIDES, E. The 4S web-marketing mix model. Electronic Commerce Research and Applications, Miamisburg, v. 1, n. 1, p. 57-76, Spring 2002.

COSTA, M. T. Biblioteca do conhecimento online: pela construção da sociedade do conhecimento. Actas dos Congressos de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Lisboa, n. 9, mar. 2007. Disponível em: <http://www.apbad.pt/Downloads/congresso9/COM3_.pdf>. Acesso em: 06 maio 2014.

CUBILLOS, M. F. La satisfacción del usuario remoto de la biblioteca. Biblios, Brasília, ano 6, n. 21-22, enero/agosto 2005.

DEVARAJ, S.; FAN, M.; KOHLI, R. Antecedents of B2C channel satisfaction and preference: validating e-commerce metrics. Information Systems Research, Catonsville , v. 13, n. 3, p. 316-333, Sept. 2002.

HAIR JR., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

HERNON, P.; CALVERT, P. E-service quality in libraries: exploring its features and dimensions. Library & Information Science Research, Philadelphia, v. 27, n. 3, p. 377-404, Summer 2005.

KATZ, B. Digital reference: an overview. The Reference Librarian, Philadelphia, v. 38, n.79-80, p. 1-17, 2002.

LANDAU, S.; EVERITT, B. S. A handbook of statistical analyses using SPSS. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, 2004.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LOIACONO, E. T.; WATSON, R. T.; GOODHUE, D. L. WebQual: an instrument for consumer evaluation of web sites. International Journal of Electronic Commerce, Ann Arbor, v. 11, n. 3, p. 51-87, Spring 2007.

MADU, C. N.; MADU, A. A. Dimensions of e-quality. International Journal of Quality & Reliability Management, Bingley, v. 19, n. 3, p. 246-258, 2002.

MALHOTRA, N. K. Marketing research: an applied orientation. 6th ed. Harlow: Prentice Hall, 2009.

McNEAL, R. S. et al. Innovating in digital government in the American States. Social Science Quarterly, Hoboken, v. 84, n. 1, p. 52-70, Mar. 2003.

MU, X. et al. A survey and empirical study of virtual reference service in academic libraries. The Journal of Academic Librarianship, Orlando, v. 37, n. 2, p. 120-129, Mar. 2011.

NILSEN, K. Comparing users’ perspectives of in-person and virtual reference. New Library World, Bingley, v. 107, n. 1222/1223, p. 91-104, 2006.

PARASURAMAN, A. Technology readiness index (TRI): a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of Service Research, Newcastle upon Tyne, v. 2, n. 4, p. 307-320, May 2000.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, Birmingham, v. 49, n. 4, p.41-50, Autumn 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; MALHOTRA, A. E-S-QUAL: a multiple-item scale for assessing electronic service quality. Journal of Service Research, Newcastle upon Tyne, v. 7, n. 3, p. 213-233, Feb. 2005.

PARKER, C.; MATHEWS, B. P. Customer satisfaction: contrasting academic and consumers' interpretations. Marketing Intelligence & Planning, Bingley, v. 19, n. 1, p. 38-44, 2001.

PEREIRA, M. R. S.; BRENHA, T. C. P. Serviço de referência em bibliotecas reflexões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, MULTICULTURALIDADE E INCLUSÃO SOCIAL, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: [s.n.], 2011.

PESSOA, P.; CUNHA, M. B. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 69-82, set./dez. 2007.

POMERANTZ, J. Evaluation of online reference services. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 34, n. 2, p. 15-19, Dec./Jan. 2008.

POMERANTZ, J.; LUO, L. Motivations and uses: Evaluating virtual reference service from the users' perspective. Library & Information Science Research, Philadelphia, v. 28, n. 3, p. 350-373, Autumn 2006.

REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Guidelines for implementing and maintaining virtual reference services. Chicago: RUSA, 2004.

REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Measuring and assessing reference services and resources: a guide. Chicago: RUSA, [2015?]. Disponível em: <http://www.ala.org/rusa/sections/rss/rsssection/rsscomm/evaluationofref/measrefguide>. Acesso em: 23 fev. 2015.

RICHARDSON, R. J. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SANTANA, Anderson et al. Atendimento online em bibliotecas: a experiência da universidade de São Paulo. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Trabalhos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: <http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/atendimento-online-bibliotecas>. Acesso em: 08 maio 2014.

SHACHAF, P.; OLTMANN, S. M.; HOROWITZ, S. M. Service equality in virtual reference. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 59, n. 4, p. 535-550, Feb. 2008.

SILVA, A. K. A.; BEUTTENMÜLLER, Z. F. O serviço de referência online nas bibliotecas virtuais da região nordeste. Enc. BIBLI: R. eletrônica de Bibl. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, p. 75-91, 2º semestre de 2005.

SIQUEIRA, J. C. Repensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. Pontodeacesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 116-130, set. 2010.

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.

SYNODINOS, N. E. The “art” of questionnaire construction: some important considerations for manufacturing studies. Integrated Manufacturing Systems, Bingley, v. 14, n. 3, p. 221-237, 2003.

VALLS, V. M.; VERGUEIRO, W. C. S. A gestão da qualidade em serviços de informação no Brasil: uma nova revisão de literatura, de 1997 a 2006. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 118-137, jan./abr. 2006.

VERGUEIRO, W.; CARVALHO, T. de. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27-40, jan./jun. 2001.

YANG, Z.; JUN, M.; PETERSON, R. T. Measuring customer perceived online service quality: scale development and managerial implications. International Journal of Operations & Production Management, Bingley, v. 24, n. 11, p. 1149-1174, 2004.

YANG, Z.; PETERSON, R. T.; CAI, S. Services quality dimensions of Internet retailing: an exploratory analysis. Journal of Services Marketing, Bingley, v. 17, n. 7, p. 685-700, 2003.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

DAMIAN, I. P. M. Modelo para análise do serviço de referência virtual: uma análise quantitativa. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 220–245, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.220-245. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60236. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)