A “Volta do Real” e as formas do realismo no cinema contemporâneo: o trauma em Caché e A Fita Branca; o abjeto em Anticristo; o banal em Mutum

Autores

  • Marília Xavier Lima UFJF
  • Nilson Assunção Alvarenga UFJF

Palavras-chave:

Comunicação. Cinema. Realismo. Estética.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender o resgate do realismo no cinema contemporâneo, tomando como ponto chave a evocação do real feita de duas maneiras: uma, através do trauma elucidado por Hal Foster com base nas artes visuais e a outra por meio do “sublime do banal” exposto por Denilson Lopes. Para tal, foram discutidos os filmes Caché e A Fita Branca, do diretor Michael Haneke para explicitar o real no trauma; o Anticristo de Lars Von Trier para o caso do real no abjeto; e, por fim, no cenário brasileiro, o filme Mutum de Sandra Kogut no que tange ao “sublime do banal”. Procurando, dessa forma, compreender os elementos estéticos do realismo cinematográfico contemporâneo.

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Biografia do Autor

Marília Xavier Lima, UFJF

Mestranda na linha de pequisa Estéticas, Redes e Tecnocultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da UFJF . Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, realismo, vídeo, comunicação.

Nilson Assunção Alvarenga, UFJF

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador colaborador da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, imagem, cinema digital, vanguardas e cinema brasileiro.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

LIMA, M. X.; ALVARENGA, N. A. A “Volta do Real” e as formas do realismo no cinema contemporâneo: o trauma em Caché e A Fita Branca; o abjeto em Anticristo; o banal em Mutum. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 267–281, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/15948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

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