Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em Genealogia Acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245240.172-192

Palavras-chave:

Fluxo de conhecimento, Mapas da ciência, Tópicos de conhecimento, Genealogia acadêmica

Resumo

A estruturação do conhecimento fornece os meios para organizar o saber formal em categorias que facilitem sua gestão e contribuam para sua disseminação. Entretanto os modelos formais de classificação do conhecimento não permitem a observação das relações existentes entre as diferentes categorias ou do fluxo desse conhecimento entre membros da comunidade científica. Neste trabalho, buscamos estruturar o saber científico, representado por mapas da ciência, considerando a estrutura hierárquica fornecida pela Genealogia Acadêmica. Utilizamos, como estudo de caso, a descendência acadêmica de Johann Bernoulli representada em forma de grafo de genealogia e as informações biográficas disponibilizadas pelo Wikipedia em concordância com o padrão desenvolvido pelo Mathematics Subject Classification, além de um glossário de áreas da matemática. Para inferir os tópicos do conhecimento aos matemáticos que não possuíam informações, utilizamos um procedimento de propagação de tópicos que considera a topologia do grafo de genealogia. Consideramos que identificar e estudar o fluxo do conhecimento científico entre gerações de pesquisadores é uma tarefa importante para entender como o conhecimento do estado da arte foi difundido. Contudo, no nosso entendimento, essa tarefa foi pouco explorada pela comunidade científica devido à inexistência de conjuntos de dados. Acreditamos que este trabalho permitirá a definição de um novo método computacional para o estudo de fluxo de conhecimento. A relevância do trabalho recai na possibilidade de descoberta de novas informações que auxiliem a identificar, analisar e estruturar os mapas da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Rossi, Universidade Federal do ABC

Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC).

Jesús Pascual Mena-Chalco, Universidade Federal do ABC

Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC).

Referências

BOSCHMA, Ron; HEIMERIKS, Gaston; BALLAND, Pierre-Alexandre. Scientific knowledge dynamics and relatedness in biotech cities. Research Policy, v. 43, n. 1, p. 107-114, 2014.

BUFREM, Leilah Santiago; SILVA, Fábio Mascarenhas; SOBRAL, Natanael Vitor Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Em Questão, v. 23, p. 115-141, 2017.

CRONIN, Blaise; SUGIMOTO, Cassidy R. Beyond bibliometrics: Harnessing multidimensional indicators of scholarly impact. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2014.

DAMACENO, Rafael Jeferson Pezzuto; ROSSI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús. P. Identificação do grafo de genealogia acadêmica de pesquisadores: uma abordagem baseada na Plataforma Lattes. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON DATABASES, 32., 2017, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais: UFU, 2017.

DING, Cherng G.; HUNG, Wen-Chi; LEE, Meng-Che; WANG, Hung-Jui. Exploring paper characteristics that facilitate the knowledge flow from science to technology. Journal of Informetrics, v. 11, n. 1, p. 244-256, 2017.

INOMATA, Danielly Oliveira; RADOS, Gregório Jean Varvakis O fluxo da informação tecnológica no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos: uma construção teórico-conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2011.

MOHAMMADI, Ehsan; THELWALL, Mike Mendeley readership altmetrics for the social sciences and humanities: Research evaluation and knowledge flows. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 8, p. 1627-1638, 2014.

ROSSI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús P. Caracterização de árvores de genealogia acadêmica por meio de métricas em grafos. In: BRASNAM – BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING, 3., 2014, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2014.

ROSSI, Luciano; FREIRE, Igor Leite; MENA-CHALCO, Jesús P. Genealogical index: A metric to analyze advisor-advisee relationships. Journal of Informetrics, v. 11, n. 2, p. 564-582, 2017.

ROSSI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús P. Criação de grafos de tópicos do conhecimento baseada em genealogia acadêmica. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

SORENSON, Olav; RIVKIN, Jan W.; FLEMING, Lee Complexity, networks and knowledge flow. Research Policy, v. 35, n. 7, p. 994-1017, 2006.

TOBARRA, Llanos; ROBLES-GÓMEZ, Antonio; ROS, Salvador; HERNÁNDEZ, Roberto; CAMINERO, A. Caminero Analyzing the students’ behavior and relevant topics in virtual learning communities. Computers in Human Behavior, v. 31, n. 1, p. 659-669, 2014.

WIKIPEDIA, The Free Encyclopedia. Johann Bernoulli. 2019. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Johann_Bernoulli&oldid=876077724. Acesso em: 22 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

ROSSI, L.; MENA-CHALCO, J. P. Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em Genealogia Acadêmica. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 172–192, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245240.172-192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria