Educação de surdos na Espanha: análise bibliométrica em bases de dados de teses doutorais (1987-2017)

Autores

  • Daiane Natalia Schiavon Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.65-83

Palavras-chave:

Educação de surdos, Espanha, Produção científica, Bibliometria.

Resumo

A educação de alunos surdos é um tema presente em debates acadêmicos refletindo-se em estudos no cenário da produção científica nacional e internacional. O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar a produção científica espanhola oriunda de teses doutorais sobre a educação de surdos e apresentar indicadores bibliométricos que melhor representem o perfil das temáticas destas pesquisas. De abordagem bibliométrica combinada com a análise de conteúdo, o estudo elegeu para seleção das teses a Base de Datos de Teses Doctorales e a base Tesis Doctorales en Rede, ambas do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte do Gobierno de España, mediante a utilização das seguintes expressões de busca “sordos”, “sordera”, “deficiencia auditiva” e “discapacidad auditiva”. As seguintes categorias foram analisadas no corpus selecionado (n=45): evolução temporal, autores, orientadores e seus respectivos gêneros, instituições de defesa, áreas de conhecimento, temáticas e abordagens comunicativas utilizadas nos estudos. Os resultados desse panorama bibliométrico expressam uma diversificada produção científica sobre educação de surdos em programas de doutorado (n=28) em universidades espanholas (n=22) sobre diferentes temáticas, entre as quais aquelas relacionadas à população alvo dos estudos e às biotecnologias assistivas, com preponderância de estudos nas áreas de Educação, Psicologia e Linguística. Verificou-se que dentre as abordagens comunicativas adotadas nos estudos preponderou o oralismo e o bilinguismo. Nas conclusões recomenda-se que futuros estudos utilizem diferentes bases de dados e tipologias documentais, tais como artigos científicos, visando estabelecer comparações e ampliar as análises sobre a produção científica de educação de surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr em parceria com a Universidad "Alcalá de Henares" - Espanha (estágio doutoral). Mestre em Educação Escolar pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Unesp/FC. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR/PR e em Práticas Educacionais Inclusivas pela UNESP/FC. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica Educação Especial - GEPEB-EDESP (UNESP - FCLAr) e do grupo de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha). Trabalha principalmente com pesquisas científicas na área de Educação Especial, Inclusão, surdez, bibliometria e pesquisa científica.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular em Ciência da Informação (UFSCar) é docente do Departamento de Ciência da Informação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/UFSCar); Educação (PPGE/UFSCar); e Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1979), mestre (1986) e doutora (1995) em Educação pela UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/UFSCar (fev. 2010 - maio 2014) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar (set. 2004 - ago.2008), organizadora do 2º. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (2o. EBBC) em 2010. Tem conduzido pesquisas sobre as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica em várias áreas de conhecimento, por meio da Bibliometria e da Cientometria. Também realiza pesquisas sobre questões de gênero em ciência e tecnologia, expertise e think tanks brasileiros, consultas públicas online, avaliação da pós-graduação, processos de produção, comunicação e apropriação do conhecimento científico, ancorada nas abordagens da Sociologia da Ciência.Perfil na plataforma ORCID de identificação (única) de cientistas: http://orcid.org/0000-0003-1250-3767

Referências

ALBRES, N. A. de; LACERDA, C. B. F. de. Interpretação educacional como campo de pesquisa: estudo bibliométrico de publicações internacionais e suas marcas no campo nacional. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 179-204, 2013.

ARIK, E. Sign language research in Web of Science. Journal of Scientometric Research, New Delhi, v. 3, n. 3, p. 143-149, 2014.

BENTES, J. A. de O.; HAYASHI, M. C. P. I. Normalidade, diversidade e alteridade na história do Instituto Nacional de Surdos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 67, p. 851-874, dez. 2016.

BORGES, E. F. V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 397-414, 2010.

CNSE, Confederación Estatal de Personas Sordas. La Fundación CNSE para la superación de las barreras de comunicación. 2015.

ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. El Sistema Educativo Español. Madrid: MECD/CIDE, 2008.

ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Ley Orgánica de Educación 2013 (LOE). Boletín Oficial del Estado, Madrid, n. 295, 2013.

ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Ley Orgánica 8/2013 para la Mejora de la Calidad Educativa. (LOMCE). Boletín Oficial del Estado, Madrid, 2013.

ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. TESEO: Base de datos de Tesis Doctorales de las Universidades españolas, 2018.

ESPAÑA. Ministerio de la Presidencia. Ley 27/2007, de 23 de octubre, por la que se reconocen las lenguas de signos españolas y se regulan los medios de apoyo a la comunicación oral de las personas sordas, con discapacidad auditiva y sordociegas, 2007.

ESPAÑA. Ministerio de la Presidencia. Real Decreto 334/1985, de 6 de marzo de 1985 de Ordenación de la Educación Especial, 1985.

FERNÁNDEZ-CANO, A.; TORRALBO, M.; VALLEJO, M. Time series scientific growth in Spain doctoral theses (1848-2009). Scientometrics, Hoboken, v. 91, p. 15-36, 2012.

FRANCESCUTTI, P. La visibilidad de las científicas españolas. Barcelona: Fundación Dr. Antoni Esteve, 2018. (Cuadernos, 44)

GALLEGO-MORÓN, N.; MATUS-LÓPEZ, M. Techo de cristal en las universidades españolas: diagnóstico y causas. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 22, n. 3, p. 209-229, sept. 2018.

GASCÓN, A.; STORCH, J. G. Historia de la Educación de sordos en España. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2004.

GONZÁLEZ PÉREZ, T. Itinerario de la Educación Especial en el sistema educativo. de la Ley Moyano a la Ley General de Educación. In: BERRUEZO, M.R. (Org.). El largo camino hacia una educación inclusiva: la educación especial y social del siglo XIX a nuestros días. Pamplona, 2009, p. 249-260.

JANIS, I. O problema da validação da análise de conteúdo. In: LASSWELL, Harold; KAPLAN, Abraham. A linguagem da política. Brasília: Editora UnB, 1982.

KING, C. M. Research productivity in the education of hearing impaired individuals. Journal of Special Education, v. 23, n. 3, p. 279-293, 1989.

KOBAYASHI, E.; RIGOLIN, C. C. D.; HAYASHI, M. C. P. I. Lideranças femininas nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs): indicadores cientométricos e biografias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 14, 2014, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte, 2014. p. 1-15.

LACERDA, C. B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

MONFORT, M. La práctica de la comunicación bimodal. Madrid:Entha-ediciones,2006.

ONCE, Organización Nacional de Ciegos Españoles. Un proyecto histórico de emancipación personal e integración social de los ciegos y deficientes visuales en España. 2015. RAMOS, D. M.; HAYASHI, M. C. P. I. O lugar da educação de surdos nas dissertações e teses. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 2, p. 247-260, 2018.

RIBEIRO, C. B.; SILVA, D. N. H. Trajetórias escolares de surdos: entre práticas pedagógicas e processos de desenvolvimento bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3339, 2017.

RODRIGUES, J. G.; GUIMARÃES, M. C. S. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, Campinas, v. 46, p. 197-222, abr. 2016.

SÁNCHEZ JIMÉNEZ, R.; BLÁZQUEZ ORLANDO, M.; MONTESI, M.; BOTEZAN, I. La producción de tesis doctorales en España (1995-2014): evolución, disciplinas, principales actores y comparación con la producción científica en WoS e Scopus. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 40, n. 4, e188, oct.-dic. 2017.

SANTOS, S.A.; OLIVEIRA, M. A produção científica sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) presente nos currículos Lattes do CNPq. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 4, p. 35-46, dez. 2017.

SANZ-CASADO, E.; DE FILIPPO, D.; GARCÍA ZORITA, C.; EFRAÍN-GARCÍA, P. Observatório IUNE: una nueva ferramienta para el seguimiento de la actividad investigadora del sistema universitário español. Bordón: Revista de Pedagogía, Madrid, v. 63, n. 2, p. 101-115, 2011.

SCHIAVON, D. N.; HEREDERO, E. S. Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 9, n. 25, p. 404-422, 2018.

SCHIAVON, D. N. Inclusão de alunos surdos em Castilla-La Mancha (Espanha): reflexões para o contexto brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2017.

SILVA, M. R.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.

SILVA, R. A. da; SANTOS, R. N. M. dos; RODRIGUES, R. S. Estudo bibliométrico da base LISA: um enfoque nos artigos sobre os surdos. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 289-304, jan./jun. 2011.

TDR. Tesis Doctorales en Rede. 2018. Disponível em: https://www.tesisenred.net/ Acesso em: 11 março. de 2018

TIANA FERRER, A. Espanha: Inflexões nas políticas de qualidade educativa. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação e conhecimento: a experiência dos que avançaram. Brasília: Unesco, 2004. p. 293-331.

VAN RAAN, A. F. J. Measuring science. In: MOED, H. F.; GLÄNZEL, W.; SCHMOCH, U. (Eds.). Handbook of quantitative science and technology research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 19-50.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SCHIAVON, D. N.; HAYASHI, M. C. P. I. Educação de surdos na Espanha: análise bibliométrica em bases de dados de teses doutorais (1987-2017). Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 65–83, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.65-83. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89745. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)