O bibliotecário e a administração burocrática na escola: olhares sobre o Projeto Político-Pedagógico e a atuação profissional

Autores

  • Everton da Silva Camillo Universidade Estadual Paulista, UNESP http://orcid.org/0000-0003-1314-4372
  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo, USP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.81-98

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Pedagogia Burocrática, Atuação Profissional, Bibliotecário Escolar

Resumo

Tem-se como pressuposto para esta pesquisa que bibliotecários escolares desenvolvem uma atuação meramente técnica em instituições organizacionais escolares, possivelmente corroborada pela adesão do modelo burocrático de administração nas escolas. Esse viés, contudo, colide com o reconhecimento da ambivalência técnico-intelectual do profissional de biblioteconomia, dadas as suas várias facetas e competências profissionais fundamentais ao cenário escolar do século XXI. Nesse sentido, objetivou-se apresentar a atuação profissional de bibliotecários escolares e as suas experiências com o Projeto Político-Pedagógico das escolas onde atuam, levando-se em conta o contexto da administração burocrática da escola. Metodologicamente, foi realizado um estudo exploratório, quantitativo e descritivo. Os dados foram coletados em quatro grupos temáticos da rede social Facebook a partir da aplicação de um questionário virtual do Google no mês de junho de 2018. Como resultado, foi obtido que: (1) há visão organizacional estreita por parte do grupo gestor de escolas, pois cria-se a impressão  de que esse mesmo grupo inviabiliza a possibilidade de trabalho horizontalizado e concretamente interdisciplinar na escola e (2) há centralidade e burocracia institucionais que interferem no alcance e na possibilidade de contribuição dos demais profissionais da escola para a construção e/ou reformulação do Projeto Político-Pedagógico, ocasião em que o bibliotecário escolar se insere.

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Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, USP.

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo, USP

Livre-docente em Políticas Públicas. Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo, USP, e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, UNESP.

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

CAMILLO, E. da S.; CASTRO FILHO, C. M. de. O bibliotecário e a administração burocrática na escola: olhares sobre o Projeto Político-Pedagógico e a atuação profissional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 81–98, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.81-98. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/84700. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo