A evolução do makerspace

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119580

Palavras-chave:

makerspace, tendências para bibliotecas, cultura maker

Resumo

O presente artigo traz como tema o makerspace no contexto das bibliotecas. Objetivo: apresentar definições e histórico evolutivo do makerspace na literatura científica. Método: revisão de literatura científica. Análise dos dados: A definição de makerspace remete a um espaço de criação e compartilhamento de conhecimento que surgiu na literatura em 2012. É um espaço derivado da cultura Do It Yourself e do movimento maker que tem ganhado espaço dentro dos ambientes educativos e industriais em países desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos. De acordo com a literatura, entende-se que o makerspace tem grande potencial educativo que ainda está apenas começando a ser explorado e pode ser uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento das bibliotecas num futuro próximo. No Brasil, o tema é ainda muito incipiente, tendo pouca representatividade na literatura. Conclusões: É um tema com potencial para ser desenvolvido e aplicado, que tende a crescer no país, se acompanhar a tendência mundial. Pode representar uma ferramenta revolucionária para o espaço físico tradicional das bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Lourenço de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e bibliotecária do Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, atualmente pesquisadora das áreas de tecnologias em bibliotecas e tendências para as bibliotecas com foco em makerspace.

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília

É graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB, 1968), mestrado em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), doutor (Ph. D.) em Library Science pela Universidade de Michigan ( EUA,1982). Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca digital (UnB-FCI). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Na UnB ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central (em dois períodos). Publicou os livros: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983); Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984); Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994); Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2a. ed., 2016); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti; Manual de fontes de informação (2.ed. 2020); Manual de estudo de usuários da informação (2015), com Sueli Amaral e Edmundo Dantas. Atua na pesquisa e docência nas áreas de informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários e biblioteca universitária. Editor da Revista Ibero-americana de Ciência da Informação [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/index]; editor do blog Biblioteca do Bibliotecário [ https://www.facebook.com/bibliotecadobibliotecario/]

Referências

ARTENGINE. About us. [202-?]. Disponível em: https://www.artengine.ca/aboutus-en.php#b Acesso em: 19 ago. 2020.

BIBLIOTEQUES DE BARCELONA. Bibliolab. Barcelona, 2021. Disponível em: https://ajuntament.barcelona.cat/biblioteques/ca/canal/bibliolab. Acesso em: 30 dez. 2021.

BONFIELD, Brett. Redesigning library services again: revisiting Buckland’s manifesto. In: LEEDER, Kim; FRIERSON, Eric. (Editors). Planning our future libraries: blueprints for 2025. Chicago: ALA, 2014.

BRAHMS, Lisa; CROWLEY, Kevin. Making sense of making: defining learning practices in Make Magazine. In: PEPPLER, Kylie; HALVERSON, Erica; KAFAI, Yasmin. (Editors). Makeology: makers as learners, v. 2. New York: Routledge, 2016.

BRAPCI. Base de dados em Ciência da Informação. Home: pesquisar. Porto Alegre: UFRGS, 2021. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/?q=makerspace&type=1&year_s=1972&year_e=2022&order=0. Acesso em: 5 jul. 2022.

BRITTON, Lauren. A fabulous laboratory: the makerspace at Fayetteville Free Library. Public Libraries Online, Chicago, oct. 26, 2012.

BRONKAR, Cherie. How to start a library makerspace. In: KROSKI, Ellyssa. The makerspace librarian’s sourcebook. Chicago: ALA, 2017.

BROWDER, Russel; ALDRICH, Howard; BRADLEY, Steven. The emergence of the maker movement: implications for entrepreneurship research. Journal of Business Venturing, Amsterdam, v. 34, p. 459-476, 2019.

CALIFORNIA COMMUNITY COLLEGES. Makerspace impact: implementation strategies & stories of transformation. California: CCC Maker, 2019. Disponível em: https://www.mtsac.edu/president/cabinet-notes/2019-20/CCC_Makerspace_Impact_111519.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.

CANINO-FLUIT, Ana. School Library Makerspaces: making it up as I go. Teacher Librarian, Oxford, v. 41, n. 5, jun. 2014.

CAVALCANTI, Gui. Is it a Hackerspace, Makerspace, TechShop or FabLab? Makezine, Santa Rosa, may. 22, 2013.

CHAI, Wesley. Definition: hacker. Tech Target, Newton, 2017. Disponível em: https://searchsecurity.techtarget.com/definition/hacker. Acesso em: 24 jul. 2020.

COLEGROVE, Tod. Editorial board thoughts: libraries as makerspace?. Information Technology and Libraries, Chicago, v. 32, n. 1, p. 2-5, 2013.

COLEGROVE, Tod. Makerspaces in libraries: technology as catalyst for better learning, better teaching. Ingeniería Solidaria, Colombia, v. 13, n. 21, p. 19-26, jan. 2017.

CURRY, Robert. Makerspaces: a beneficial new service for academic libraries? Library Review, United Kingdom, v. 66, n. 4/5, p. 201-212, 2017.

DOUGHERTY, Dale. The maker mindset. In: HONEY, Margaret; KANTER, David (Editors). Design. Make. Play: growing the next generation of STEM innovators. New York, Routledge, 2013.

DOUGHERTY, Dale. The maker movement. lnnovations: Technology, Governance, Globalization, Cambridge, v. 7, n. 3, 2012.

DOUSAY, Tonia A. Defining and differentiating the makerspace. Educational Technology, Englewood Cliffs, v. 57, n. 2, mar./april, 2017.

FAB FOUNDATION. Boston, 2020. Disponível em: https://fabfoundation.org. Acesso em: 31 ago. 2020.

FLEMING, Laura. What constitutes making? Worlds of Learning. New Jersey, oct. 26, 2016.

GIBB, Lindsay. The Luddite’s guide to 3D printing: what’s the big Brouhaha over 3D printing? Broken Pencil, Canada, n. 52, p. 22, jul. 2011.

GOOD, Travis. Three makerspace models that work. American Libraries, Chicago, feb. 6, 2013.

GOOGLE TRENDS. Pesquisa: makerspace. 2021. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=2011-01-01%202020-09-17&q=makerspace. Acesso em: 17 set. 2020.

HATCH, Mark. The maker movement manifesto. New York: McGraw Hill Education, 2014.

INSPER FAB LAB. Quem somos. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/fab-lab/. Acesso em: 31 ago. 2020.

KLEINKNECHT, Steven W. Hacking hackers: ethnographic insights into the hacker subculture - definition, ideology and argot. 2003. Dissertação (Master of Arts) - McMaster University, Hamilton, Ontario, 2003.

KUZNETSOV, Stacey; PAULOS, Eric. Rise of the expert amateur: DIY projects, communities, and cultures. In: NORDIC CONFERENCE ON

HUMAN-COMPUTER INTERACTION: EXTENDING BOUNDARIES, 6th Proceedings. New York, ACM, 2010. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.175.2419&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

MAKER FAIRE. A bit of history. 2020. Disponível em: https://makerfaire.com/makerfairehistory/. Acesso em: 11 set. 2020.

MARTIN, Lee. The promise of the maker movement for education. Journal of Pre-College Engineering Education Research, United States, v. 5, n. 1, 2015.

MARTINEZ, Sylvia. Makerspace, hackerspace or fablab? What’s in a name?: making sense of a dizzying array of new ways to create. District Administration, Norwalk, sept. 30, 2019. Disponível em: https://districtadministration.com/makerspace-hackerspace-fablab-or-fablearn-whats-in-a-name/. Acesso em: 20 jul. 2020.

MEXIGAS, Peter. Hacklabs and hackerspaces: tracing two genealogies. Journal of Peer Production, Australia, n. 2, july, 2012.

MOOREFIELD-LANG, Heather. Makers in the library: case study for 3D printers and maker spaces in library settings. Library Hi Tech, United Kingdom, v. 32, n. 4, p. 583-593, 2014.

MOOREFIELD-LANG, Heather. Change in the making: makerspaces and the ever-changing landscape of libraries. TechTrends, Switzerland, v. 59, n. 3, p. 107-112, 2015.

NEUHAUSER, Alan. White House hosts STEM ‘Maker Faire’, declares first ‘day of making’. US News, Washington, 18 jun. 2014. Disponível em: https://www.usnews.com/news/stem-solutions/articles/2014/06/18/white-house-hosts-stem-maker-faire-declares-first-day-of-making. Acesso em: 17 set. 2020.

PEPPLER, Kylie; BENDER, Sophia. Maker movement spreads innovation one project at a time. Phi Delta Kappan, California, v. 95, n. 3, p. 22-27, 2013.

PEPPLER, Kylie; HALVERSON, Erica; KAFAI, Yasmin. (Editors). Makeology: makers as learners, v. 2. New York: Routledge, 2016.

SHANSHAN, Yu. Makerspaces as learning spaces: an historical overview and literature review. 2016. Report. Graduate Research (Library & Information Studies), University of Alberta. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.7939/R31T6Q. Acesso em: 21 jun. 2020.

SILVEIRA, Sergio A. da. Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 28-39, jun./ago. 2010.

SHERIDAN, Kimberly et al. Learning in the making: a comparative case study of three makerspaces. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 84, n. 4, 2014.

SISTEMA DE BIBLIOTECA PÚBLICAS DE MEDELLÍN. ABC Bibliolabs: Makerspaces. Colombia, 2021. Disponível em: https://bibliotecasmedellin.gov.co/abc-para-conocer-los-servicios-de-makerspace-de-sistema-de-bibliotecas-publicas-de-medellin/. Acesso em: 30 dez. 2021.

SMART, Ann. To unfold: what a makerspace taught me (part 2). Blog Smartucate, Silverthorn, nov. 23, 2015. Disponível em: http://asmartucate.blogspot.com/2015/11/to-unfold-what-makerspace-taught-me.html. Acesso em: 19 out. 2021.

STEWART, W. Internet hackers, crackers, hacking. E-book, 1996. Disponível em: https://www.livinginternet.com/i/ia_hackers.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.

TAHERI, Pooya; ROBBINS, Philip; MAALEJ, Sirine. Makerspaces in first-year engineering education. Education Sciences, Switzerland, v. 10, n. 8, 2020.

VAN HOLM, Eric J. What are makerspaces, hackerspaces and Fab Labs? Social Science Research Network, United States, p. 24, fev., 2014.

VICTORIA MAKERSPACE. Saanich, 2021. Disponível em: https://makerspace.ca. Acesso em: 19 ago. 2020.

WONG, Anne; PARTRIDGE, Helen. Making as learning: makerspaces in universities. Australian Academic & Research Libraries, Australia, v. 47, n. 3, p. 143-159, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

LOURENÇO DE JESUS, D.; CUNHA, M. B. da. A evolução do makerspace: uma revisão de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119580, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119580. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)