Museus, coleções, exposições e povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245242.468-486Palavras-chave:
Coleções etnográficas, Exposição, Museus, Patrimônio cultural indígena do Rio NegroResumo
Os estudos antropológicos, em suas tendências mais atuais, começaram a se debruçar sobre a teoria museológica e as práticas conduzidas nos espaços museais, os quais são compreendidos como locais que carregam as marcas de produções específicas. Constata-se, assim, que nos museus etnográficos, a guarda ou exposição de suas coleções são efetivadas em territórios que produzem algumas dessas marcas, pois são características dessas instituições. O presente artigo aborda os vínculos que os museus de antropologia estabelecem com suas coleções etnográficas, nos espaços da reserva técnica e da exposição destacando alguns dos sentidos que os marcam e os definem. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e etnográfica.
Downloads
Referências
ABREU, Regina. Tal Antropologia, qual museu? In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário; SANTOS, Myrian Sepúlveda (Org.). Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: MinC, 2007.
BANIWA, Gersen Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC, 2006.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHELINI, Maria-Júlia Estefânia; LOPES, Sonia Godoy Bueno de Carvalho. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 205-238, 2008.
CARNEIRO DA CUNHA, Maria Manuela. Questões suscitadas pelo conhecimento tradicional. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 439-464, 2012.
DAVALLON, Jean. L´exposition à l´oeuvre. Paris: Plon, 1999.
FEREIRA, Jean Paul; KUKAWKA, Katia. Restituer le Patrimoine: état des lieux et propositions pour une action concertée en Guyane. In: MAM LAM FOUCK, Serge; HIDAIR, Isabelle (Ed.). La question du patrimoine en Guyane. Matoury: Ibis Rouge Editions, 2011. p. 123-136.
GALLOIS, Dominique. O acervo etnográfico como centro de comunicação intercultural. Ciências em Museus, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 137-142, 1991.
GALLOIS, Dominique. Os Wajãpi em frente a sua cultura: patrimônio imaterial e biodiversidade. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 110-129, 2005.
GALLOIS, Dominique. De sujets à objets: défis de la patrimonialisation des arts et savoirs indigènes. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Ed.). Brésil indien: les arts des Amérindiens du Brésil. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2005. p. 45-53.
GOMES, Alexandre Oliveira. Aquilo é uma coisa de índio: objetos, memória e etnicidade entre os Kanindé do Ceará. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
GONÇALVES, Jose Reginaldo Santos. Os limites do patrimônio. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ECKERT, Cornelia; BELTRÃO, Jane (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural. Blumenau: Nova Letra, 2007. p. 239-248.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O templo e o fórum: reflexões sobre museus, antropologia e cultura. In: CHUVA, Marcia (Org.). A invenção do patrimônio: continuidade e ruptura na constituição de uma política oficial de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN, 1995. p. 55-66.
GRUPIONI, Luís Doniseti Benzi. Native traditions: an encounter with the material culture of Amazonian Indigenous Peoples. In: GRUPIONI, Luís Doniseti Benzi; BARRETO, Cristiana (Orgs). Amazonia native traditions. São Paulo: BrasilConnects Cultura e Ecologia, 2004. p. 131-143.
LOPES, José Rogerio. Colecionismo e ciclos de vida: uma análise sobre percepção, duração e transitoriedade dos ciclos vitais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 34, p. 377-404, jul./dez. 2010.
LOPES, Maria Margaret. Viajando pelo campo e pelas coleções? Aspectos de uma controvérsia paleontológica. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 8, p. 881-897, 2001.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. Novas identidades indígenas: análise de alguns casos na Amazônia e no Nordeste. In: D'INCAO, Maria Angela; SILVEIRA, Isolda Maciel da (Org.). A Amazônia e a crise da modernização. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1994. P. 323-328.
PINNA, Giovanni. Sur le rôle social des musées d´histoire naturelle. Cahiers d´études: study series les musées et collections de sciences naturelles. Milan: ICOM, 1999.
PRICE, Sally. Arte primitivo en tierra civilizada. Ciudad de México: Siglo XXI, 1993.
RIBEIRO, Berta; VELTHEM, Lucia H. Van. Coleções Etnográficas: documentos materiais para a história indígena e do indigenismo. In: CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: FAPESP, 1992. p. 103-112.
SANSI-ROCA, Roger. The hidden life of stones: historicity, materiality and the value of candomblé objects in Bahia. Journal of Material Culture, London, v. 10, n. 2, p. 139-156, 2005.
VELTHEM, Lucia Hussak Van et al. A coleção etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi: memória e conservação. Musas: revista brasileira de museus e museologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 121-134, 2004.
VELTHEM, Lucia Hussak Van; GUAPINDAIA, Vera. Patrimônios entrelaçados: coleções arqueológica e etnográfica. In: VELTHEM, Lucia Hussak Van et al. Reencontros: Emílio Goeldi e o Museu Paraense. Belém: MPEG, 2006. p. 26-37.
VELTHEM, Lucia Hussak Van. O objeto etnográfico é irredutível? pistas sobre novo sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas, Belém, v. 7, n. 1, p. 51-66, jan./abr. 2012.
VELTHEM, Lucia Hussak Van; EMPERAIRE, Laure (Org.). Manivas aturás beijus: o sistema agrícola tradicional do Rio Negro. Patrimônio Cultural do Brasil. Santa Isabel do Rio Negro: ACIMRN, 2016.
VELTHEM, Lucia Hussak Van. Artes indígenas: notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, maio 2010.
VELTHEM, Lucia Hussak van, KUKAWKA, Katia, JOANY, Lydie. Patrimônios ameríndios, museus e museus da Amazônia em rede. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciência Humanas, Belém, v. 12, n. 3, p. 735-748, set./out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lucia Hussak van Velthem, Alegria Benchimol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.