Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.303-327

Palavras-chave:

Clusters em Instituições de Ensino Superior Multicampi, Análise de Redes Sociais, Informetria.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são consideradas pilares importantes ao desenvolvimento científico e tecnológico. Neste cenário, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição de ensino multicampi, é formado por 73 Faculdades de Tecnologia distribuídas no estado de São Paulo. Analisam-se as proximidades entre as unidades do Centro Paula Souza, segundo as vocações tecnológicas, a fim de visualizar agrupamentos (clusters) formados a partir das suas similaridades. Como aporte metodológico para mapear a rede de proximidades entre as unidades de ensino, adotam-se a análise de redes sociais e a análise estatística multivariada de cluster. Observam-se três agrupamentos, a partir dos quais é possível visualizar as potencialidades de interação entre as unidades, suas forças, seus aspectos comuns e suas peculiaridades. Os resultados oferecem aporte às tomadas de decisão da gestão acadêmico-científica da instituição, assim como um método de análise para outras com estrutura semelhante.

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Biografia do Autor

Regina Ferreira da Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UNESP de Marília, Linha de pesquisa - Produção e Organização da Informação.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

Doutora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UNESP de Marília, Linha de pesquisa - Produção e Organização da Informação.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

ROCHA, R. F. da; GRÁCIO, M. C. C. Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 303–327, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.303-327. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109247. Acesso em: 29 mar. 2024.

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