Mediação, comunicação e informação: a centralidade do sujeito e a produção da racionalidade neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245274.272-295

Palavras-chave:

Mediação. Informação. Racionalidade neoliberal

Resumo

Nas perspectivas de compreensão da informação e comunicação sob a ótica das mediações o sujeito ocupa um lugar central. Ao identificar a agência e o sujeito como fundamento principal do pensamento sobre as mediações desde Martín-Barbero, grande influência dos campos da Comunicação e Ciência da Informação latino-americanas, o artigo discute como a incorporação de uma certa ideia de mediação e a incidência sob a produção de subjetividades, pelo capitalismo, são questões que trazem chaves de leitura importantes para pensar a mediação, a comunicação e a informação, especialmente no neoliberalismo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amélia Lage Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO

Professora Adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais da UNIRIO.

Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UFMG). Graduada em Biblioteconomia (UFMG). Pós-doutorado IBICT/UFRJ.

Referências

ALMEIDA, M. A. Mediação e mediadores nos fluxos tecno-culturais contemporâneos. Informação & Informação, Londrina, v. 2, n. 19, p. 191-214, 2014.

ARAÚJO, C. A. A. Novo quadro conceitual para a Ciência da Informação: informação, mediações e cultura. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2016.

ARAÚJO, C. A. A. Ciência da Informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, 2003.

BOLAÑO, C. R. S. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

BOLAÑO, C. R. S.; VIEIRA, E. S. Economia política da internet e os sites de redes sociais. Eptic Online, [s.l.], v. 16, n. 2, p.75-88, 2014.

CAPITALISMO DE PLATAFORMA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Capitalismo_de_plataforma&oldid=60868100>. Acesso em: 9 abr. 2021.

CRUZ, R. C.; ARAÚJO, C. A. A. Sujeito informacional, conceito em emergência: uma revisão teórico-conceitual de periódicos ibero-americanos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 1-22, 2020.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão de mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016a.

DARDOT, P.; LAVAL, C. Neoliberalismo e subjetivação capitalista. Revista O Olho da História. Salvador, n. 22, p.1-15, abr. 2016b.

DAY, R. E. Death of the user: reconceptualizing subjects, objects, and their relations. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 62, n. 1, p. 78-88, 2011.

FÍGARO, R. Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data. Intercom-RBCC, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 223-237, 2019.

FÍGARO, R.; BACCEGA M. A. Sujeito, comunicação em cultura. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 151, p. 62-80, 1999.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GATES, B. The road ahead. New York: Viking USA, 1995.

JACKS N. A.; SCHMITZ, D. M. Sujeitos juvenis e protagonismo social em Jesús Martín-Barbero. Famecos, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 1-23, 2017.

LAVAL, C. A Pandemia de Covid-19 e a falência dos imaginários dominantes. Mediações, Londrina, v. 25, n. 2, p. 277-286, 2020.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009a.

MARTÍN-BARBERO, J. Novas visibilidades políticas da cidade e visualidades narrativas da violência. In: COUTINHO, E. G. (org.). Comunicação e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. p.11-26.

MARTÍN-BARBERO, J. Bem-vindos de volta ao caos: entrevista com Jesús Martín-Barbero. [Entrevista concedida a André] Instituto Humanitas, São Leopoldo, 2014, p.1-6. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/170-noticias/noticias-2014/537910-bem-vindos-de-volta-ao-caos-entrevista-com-jesus-martin-barbero. Acesso em: 4 fev. 2021

MARTÍN-BARBERO, J. As formas mestiças da mídia. [Entrevista concedida a Mariluce Moura] Pesquisa Fapesp, São Paulo, n.163, 2009b, p.10-15. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/170-noticias/noticias-2014/537910-bem-vindos-de-volta-ao-caos-entrevista-com-jesus-martin-barbero. Acesso em: 4 fev. 2021

MARTÍN SERRANO, M. La mediación social: edición conmemorativa del 30 aniversario. Madrid: Akal, 2008.

MARTINS, A. A. L. Mediação: categoria lógica, ontológica, epistemológica e metodológica. Investigación Bibliotecológica, Cidade do México, v. 33, n. 80, p. 133-154, 2019.

MARTINS, A. A. L. Mediação: reflexões no campo da Ciência da Informação. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MINAYO, C. M. C. S. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 7-19, 2001.

NUNES, J. F.; CAVALCANTE, L. E. Por uma epistéme mediacional na Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-20, 2017.

RENDÓN-ROJAS, M. A.; GARCÍA CERVANTES, A. L. El sujeto informacional en el contexto contemporáneo: un análisis desde la epistemología de la identidad comunitaria-informacional. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 30-45, 2012.

SANTOS NETO, J. A. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SILVA, E. A. Os intelectuais diante da crise contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 2007, Recife. Anais[...]. Recife: UFPE, 2007.

SILVA, F. S.; NUNES, J. V.; CAVALCANTE, L. E. O conceito de mediação na Ciência da Informação brasileira: uma análise a partir da BRAPCI. Brazilian Journal of Information Science, Marília, n. 2, v. 2, p. 33-43, 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

MARTINS, A. A. L. Mediação, comunicação e informação: a centralidade do sujeito e a produção da racionalidade neoliberal. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 272–295, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245274.272-295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/108642. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo