Estudo sobre como autores de artigos de revistas de Ciências da Comunicação verbalizam seus objetos de estudos em termos de palavras-chave

Autores

  • Sueli Mara Soares Pinto Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
  • Maria Helena Morais Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Biblioteconomia e Documentação
  • Marcos Mucheroni Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
  • Josefina Perez Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

Atribuição de palavras-chave. Ciências da Comunicação. Representação do conhecimento.

Resumo

Este estudo faz a análise das palavras-chave encontradas nos artigos publicados nas revistas brasileiras e portuguesas que participam do Portal Univerciência.org - Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação. Partimos da ocorrência e frequ- ência das palavras-chave empregadas pelos respectivos autores e editores na perspectiva de mapear características e formas de expressão referentes aos objetos de seus estudos. Os resultados possibilitaram uma melhor compreensão da área e das dificuldades na construção de parâmetros que orientem à inserção de palavras-chave, por apresentar um contexto interdisciplinar de vocabulários híbridos e distantes entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Lp>Livre-Docente em Geração e Uso da Informação pela Eca/USP em 2006. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1995). Bolsa sanduíche durante o doutorado na Vanderbilt University, Peabody College em 1991 com o Prof. Dr. Willinburn Clouse e na Syracuse University, School of Information Studies em 1992 com a Profa. Dra. Ruth Small. Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (1989). Especialista e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelas Faculdades Teresa D'Ávila de Lorena (1978). Professora e orientadora junto ao programa de pós-graduação em Ciência da Informação da USP, linha de pesquisa - Acesso à Informação. Diretora de Documentação da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (período 1999-2008). Coordenadora da Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa da Intercom (período 1999-2008), cujo trabalho foi merecedor do Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2004, na categoria de Núcleo de Pesquisa Inovador. Coordenadora do núcleo de pesquisa "Design de sistemas virtuais centrado no usuário" certificado pela USP junto ao CNPq desde 2002, tendo como área empírica de estudo a Ciências da Comunicação. Avaliadora científica de várias revistas nacionais e internacionais. Membro do Conselho Diretor do IBICT (2006-2010). Temas principais de pesquisa: arquitetura de informação, design centrado no usuário, abordagens alternativas, estudos de usuários, usabilidade, repositórios digitais, biblioteca federada, ciências da comunicação, acesso aberto, publicação eletrônica e comunicação científica.

Currículo Lattes

Maria Helena Morais, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Biblioteconomia e Documentação

Bibliotecária pela ECA/USP. Bolsista de iniciação científica do CEDUS – Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasil.

Marcos Mucheroni, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Professor Doutor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e Pesquisador do CEDUS – Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasil.

Josefina Perez, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

Analista de sistemas - CEDUS – Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasil.

Downloads

Publicado

2010-03-10

Como Citar

FERREIRA, S. M. S. P.; MORAIS, M. H.; MUCHERONI, M.; PEREZ, J. Estudo sobre como autores de artigos de revistas de Ciências da Comunicação verbalizam seus objetos de estudos em termos de palavras-chave. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 151–167, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/9989. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos