Avaliação de Descritores Relativos às Ciências da Informação: relato de pesquisa
Palavras-chave:
Ciências da informação, terminologia, indexação, descritoresResumo
Relato de pesquisa que apresenta a proposta do uso da Teoria Comunicativa da Terminologia na metodologia do controle do vocabulário de indexação. A avaliação qualitativa deste vocabulário teve como base a seleção de descritores em uma lista constituída de 2.129 descritores. O corpus da coleta de descritores constituiu-se de artigos de periódicos brasileiros em Ciência da Informação, publicados a partir de 1995, sob a responsabilidade de programas de Pósgraduação. Evidenciou-se nos resultados o uso de descritores com diferenças de sentido entre as unidades de indexação, a falta de uma rede de remissivas e a necessidade de emprego de qualificadores para especificar a área do assunto do termo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.