Bibliografias em Pernambuco: panorama histórico (1960-2018)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245250.89-104Palavras-chave:
Bibliografias. Repertórios bibliográficos. Pernambuco. História.Resumo
Este artigo estabelece o panorama histórico das bibliografias produzidas, editadas e difundidas de, sobre e em Pernambuco. O argumento que justifica o estudo é a diversidade e pluralidade de registros, de enfoques, de arranjos e categorizações e de coberturas temáticas, diante do conjunto de manifestações socioculturais presentes no Estado de Pernambuco. Tem como objetivo central caracterizar o conjunto das bibliografias produzidas e difundidas de, sobre e em Pernambuco, de 1960 a 2018. Configura-se com uma pesquisa bibliográfica e descritiva que se viabiliza pelas técnicas de análise bibliográfica e documental. Apresentam-se as bibliografias produzidas, editadas e disseminadas por meio do arranjo retrospectivo, em que se destacam: a) os protagonismos de Lúcia Gaspar e da Editora Universitária da UFPE enquanto organizadora e editora, respectivamente, no período; e b) a diversidade de temas e as formas de concepção e elaboração das bibliografias. Conclui que o Estado de Pernambuco por meio das bibliografias analisadas está bem representado no que concerne às suas manifestações e práticas socioculturais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.