Fandom como instrumento de ação cultural: a produção participativa e o compartilhamento nas bibliotecas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.257-285Palavras-chave:
Bibliotecas Públicas, Fandom, Ação Cultural, Cultura Participativa, Trabalho colaborativoResumo
As bibliotecas públicas brasileiras são percebidas como depósitos de livros que servem a uma parcela seleta da sociedade. Em contraponto, o fandom constitui-se de indivíduos com interesses em comum, isto é, seus membros desenvolvem de forma colaborativa suas atividades. O artigo objetiva investigar a relação dos fandoms com as bibliotecas públicas brasileiras e verificar, após análise dos dados, se as atividades de fandoms são aplicáveis nessas instituições. A pesquisa tem caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativoquantitativa. Para coleta de dados, foi aplicado questionário por meio dos formulários do Google. Como método de análise, foi utilizada a análise de conteúdo categorial, a partir de estudo estruturado do conteúdo. Os dados coletados demonstram que 59% dos respondentes não conhecem o conceito de fandom, 82% acreditam que há demanda por novas atividades na biblioteca e 84% consideram possível desenvolver atividades de fandom apenas com os recursos atuais. As atividades de fandom estão diretamente ligadas à leitura, à escrita e ao desenvolvimento de diversas competências importantes para o indivíduo, tais como os letramentos informacional e digital. Portanto, sua aplicação na biblioteca pública, além de fomentar o uso desse espaço, pode engajar leitores e a comunidade e promover a sociabilidade, isso pode convertêla em um instrumento de transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.