O patrimônio institucionalizado pela perspectiva do gesto: aproximações entre Bibliografia e Arquivologia

Autores

  • Maira Cristina Grigoleto Universidade Federal do Espírito Santo/Departamento de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Departamento de Graduação em Arquivologia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245250.194-215

Palavras-chave:

Patrimônio. Bibliografia. Arquivologia. Documentação patrimonial. Gesto.

Resumo

Aborda a questão do patrimônio institucionalizado considerando a forma como os agentes preservacionistas articulam e transpõem, no ato de documentar, as determinações institucionais, legais e administrativas para a racionalização da enunciação patrimônio. O agenciamento no processo de representação de informações e valores dos objetos do passado é que fundamenta o objetivo geral deste trabalho: a aproximação entre a Bibliografia e a Arquivologia pela perspectiva do gesto. Os objetivos específicos são: apresentar o saber/fazer dos agentes preservacionistas pelos vieses técnico, legal, administrativo e burocrático; investigar, a partir de processos e produtos, indícios de uma arte de saber/fazer; e indicar perspectivas para o aprofundamento de entendimentos sobre as potências e as potencialidades dos agentes preservacionistas para além de enquadramentos disciplinares, científicos e burocráticos. As discussões propostas encontram respaldo teórico-conceitual na Teoria do Documento e nas reflexões de Michel Foucault. Este estudo teórico-epistemológico é desenvolvido a partir de revisão de literatura. Os resultados indicam dois apontamentos: a documentação patrimonial como dispositivo de mediações e o gesto como vetor de força no fazer preservacionista. As considerações revelam a contribuição da Bibliografia, em especial do gesto bibliográfico, para o reconhecimento de traços e traçados do saber/fazer preservacionista; e a relevância da aproximação entre a Bibliografia e a Arquivologia para abordagens diferenciais sobre as práticas de representação e seus desdobramentos no campo do patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Cristina Grigoleto, Universidade Federal do Espírito Santo/Departamento de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Departamento de Graduação em Arquivologia

Professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência em Ciência da Informação, Arquivologia e História.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

GRIGOLETO, M. C. O patrimônio institucionalizado pela perspectiva do gesto: aproximações entre Bibliografia e Arquivologia. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, p. 194–215, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245250.194-215. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92381. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Fórum Internacional A Arte da Bibliografia