O frasco quebrado: a bibliografia e a cultura da convergência

Autores

  • Marco Antônio de Almeida PPGCI/ECA-USP e FFCLRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245250.243-263

Palavras-chave:

Bibliografia. Textos. Cultura da Convergência. Histórias em Quadrinhos. Circulação da Informação.

Resumo

O artigo propõe uma releitura de “Bibliografia e Sociologia dos Textos” de D. F. McKenzie, estabelecendo conexões com os desafios e perspectivas do presente três décadas após sua publicação. Dois pontos são destacados: 1- a compreensão da bibliografia como uma “sociologia dos textos” – uma área voltada à análise histórica dos processos sociais de produção, circulação e recepção dos textos e 2- os desafios que se colocam à bibliografia ao interrogar-se acerca dos textos que transcendem ao suporte tradicional do livro. As conexões são estabelecidas a partir do território específico das Histórias em Quadrinhos, que ancora empiricamente as reflexões, por meio de dois fios condutores: 1- a ideia de representação social, o processo pelo qual os membros de uma cultura usam a linguagem para produzir sentido e conhecimento; 2- o conceito de “cultura da convergência”, focando os processos de apropriação social do conhecimento e da informação. Retomam-se discussões mais amplas sobre identidades sociais e culturais e suas representações nos meios de comunicação, bem como os processos de produção, circulação e apropriação dos textos. O artigo mescla revisão bibliográfica e ensaio teórico com base em discussão da literatura e observação in loco de campo, colocando em diálogo a obra de McKenzie com autores que abordam contemporaneamente os processos tecnoculturais. Ao final da discussão, levantamos um conjunto de coordenadas teóricas e temáticas para contribuir com a atualização e ampliação do escopo do campo de pertinência da bibliografia perante os desafios culturais do mundo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, PPGCI/ECA-USP e FFCLRP-USP

Doutor em Ciências Sociais, Livre-Docente em Ciência da Informação. Professor e orientador no PPGCI-ECA na Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

ALMEIDA, M. A. de. O frasco quebrado: a bibliografia e a cultura da convergência. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, p. 243–263, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245250.243-263. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92325. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Fórum Internacional A Arte da Bibliografia