Apontamentos sobre o Campo do Secretariado Executivo no contexto brasileiro: identidade científica e reconhecimento

Autores

  • Rúbia Wanessa dos Reis Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.58-82

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Produção científica. Reconhecimento Científico. Identidade.

Resumo

A fragilidade de uma identidade científica autônoma e o reconhecimento pelos órgãos brasileiros de fomento à pesquisa são desafios para a área de Secretariado Executivo na contemporaneidade. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar características na produção científica atual dos seus pesquisadores que apontem áreas de enquadramento e avaliação pelo CNPq e pela CAPES e um delineamento autônomo na sua identidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tomando-se como objeto de análise os artigos publicados em periódicos no último quadriênio de avaliação (2013-2016) pelos docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Bacharelado em Secretariado Executivo das instituições públicas do Brasil. Nos resultados, apresentam-se a distribuição de mestres e doutores por Instituição, os periódicos de publicação, as áreas de abrangências e temáticas de produção abordadas, e como essas informações apontam o enquadramento do Secretariado Executivo às Ciências Sociais Aplicadas, como Grande Área; à Administração, Ciências Contábeis e Turismo, como Área de avaliação; e à Administração como possíveis Subárea. Conclui-se que a produção do conhecimento atual da área é reflexo de uma identidade pautada em sua práxis. Considera-se discutir tais resultados como um ponto de partida para tratar da institucionalização da área sob um ponto de vista conceitual/cognitivo e levantar questões sobre os aspectos paradigmáticos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Informação - UFPE

Mestre em Ciência da Informação - UFPE

Bacharel em Secretariado Executivo - UFPE

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

CRUZ, R. W. dos R.; CORREIA, A. E. G. C. Apontamentos sobre o Campo do Secretariado Executivo no contexto brasileiro: identidade científica e reconhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 58–82, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.58-82. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92169. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)