Aplicação da folksonomia assistida na construção de corpus de referência em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.413-436

Palavras-chave:

Indexação social, Folksonomia assistida, Indexação Automática, Avaliação de sistemas de indexação automática, Corpus de Referência

Resumo

O presente trabalho propõe e discute a aplicação da folksonomia assistida na construção de corpus de referência de artigos científicos da área de Ciência da Informação. A hipótese levantada é que tal aplicação pode garantir maior qualidade na indexação de artigos científicos e uma melhor avaliação dos sistemas de indexação automática através do corpus compilado. Para a pesquisa foi delimitado o uso do corpus composto por 60 artigos escritos em língua portuguesa selecionados por Souza (2005). A plataforma colaborativa de indexação social assistida do corpus foi configurada usando o software de gerenciamento de coleção denominado Tainacan. As etapas da pesquisa envolveram a configuração e preparação da coleção no Tainacan, a realização da indexação social assistida por grupos de usuários e análise dos resultados do processo de indexação. A análise da folksonomia assistida ocorreu mediante comparação daquilo que consta disponibilizado nos campos de metadados Assuntos e tags dos artigos. Como indicadores da qualidade da indexação obtiveram-se média de 28% do coeficiente de consistência, 32% de precisão, 68% de revocação, e 41% de medida F. As médias alcançadas representam bons níveis de consistência e revocação, e níveis satisfatórios de precisão e medida F, dando a entender que o uso da folksonomia assistida é útil no aperfeiçoamento da indexação do corpus de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Felipe de Melo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE. Bibliotecário na UFAL.

Renato Fernandes Correa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Computação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

SILVA, B. F. de M.; CORREA, R. F. Aplicação da folksonomia assistida na construção de corpus de referência em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 413–436, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.413-436. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/90123. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos