Análise da produção científica sobre mídias sociais e bibliotecas nos periódicos da Ciência da Informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.296-320

Palavras-chave:

Redes sociais, Mídias sociais, Biblioteca, Produção científica, Análise de domínio, Informação e Tecnologia

Resumo

As mídias sociais se inserem na vida de grande parte da sociedade ao redor do mundo, nos mais diversos segmentos, impactando a forma de agir, pensar e se relacionar dos sujeitos. Às bibliotecas, como organizações responsáveis por disponibilizar acesso à informação, ao conhecimento e à aprendizagem, é imprescindível o acompanhamento das mudanças sociais e transformações tecnológicas, para que possam cumprir o seu papel na sociedade contemporânea. Neste contexto, com esta pesquisa busca-se identificar as características da produção científica brasileira sobre mídias sociais e bibliotecas de modo a acompanhar sua evolução e apontar tendências. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualiquantitativa, fundamentado na análise de domínio, proposta por Hjørland. O universo da pesquisa é constituído por 54 artigos publicados em periódicos científicos nacionais da Ciência da Informação. Constatou-se que o domínio analisado tem sido discutido pela comunidade científica desde 2007, principalmente no âmbito das bibliotecas universitárias. A maioria dos autores citantes e citados pertence à Ciência da Informação, em colaboração com pesquisadores da Comunicação Social e Sociologia. Identificou-se o estágio inicial de formação de uma comunidade epistêmica na Ciência da Informação. Redes sociais tem sido a terminologia comumente adotada pelos pesquisadores da área para representar os ambientes de comunicação mediados pelo computador; embora, o termo mídias sociais tenha conquistado um espaço de destaque nos últimos anos. Identificaram-se novos léxicos no domínio analisado, para possível atualização dos esquemas de organização e representação do conhecimento produzido no país, no campo da Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Maira Nani França, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (1997), especialista em Gerenciamento Estratégico da Informação pela Universidade de Uberaba (1999). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Marília, SP), Linha de Pesquisa: Informação e Tecnologia (2016-). É bibliotecário/documentalista da Universidade Federal de Uberlândia, desde 2004, onde atualmente coordena a Divisão de Atendimento ao Usuário do SISBI/UFU. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP), do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI-UNESP), do Grupo de Pesquisa Interfaces Sociais da Comunicação: Midias e Educação, Políticas e Culturas (CNPQ/UFU), do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (CNPq/UFU) e do Grupo de Pesquisa GEINFO: Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento (UFBa). Membro eleito da Comissão Estatuinte da UFU, sendo também membro da Comissão de Sistematização e Redação, deste segmento e membro do GT8 - Tecnologias e Informação (ANCIB).

Angela Maria Grossi de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (1999), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha (2011). Docente e coordenadora do curso de Jornalismo, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Marília) e de Mídia e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

FRANÇA, M. N.; CARVALHO, A. M. G. de. Análise da produção científica sobre mídias sociais e bibliotecas nos periódicos da Ciência da Informação no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 296–320, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.296-320. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89958. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos