Caracterização microbiológica em ambiente específico de uma biblioteca universitária em sua composição e qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.373-389

Palavras-chave:

Acervos bibliográficos – contaminação, Preservação documental, Micro-organismos

Resumo

A conservação e a preservação do material informacional de uma biblioteca são primordiais para prolongar a vida útil dos seus suportes de informação garantindo a integridade da memória histórica, científica e técnica para as gerações futuras. Com o objetivo de caracterizar os microrganismos em um ambiente específico de uma biblioteca universitária que possam causar a deterioração do acervo e possíveis agravos à saúde de seus frequentadores, foi proposto este estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e procedimento experimental. Para a pesquisa foram colhidas amostras de 24 livros e amostras do ar do local definido. Todas as amostras foram cultivadas em Placas de Petri contendo meios seletivos e não seletivos para bactérias e fungos, incubadas à temperatura de 37 ºC por 24-48h para cultivos bacterianos e de 4 a 15 dias para cultivos fúngicos. Posteriormente, foram realizadas a contagem e a avaliação das características das colônias bem como a identificação por métodos bioquímicos convencionas. Os resultados obtidos evidenciaram a presença de bolores, leveduras e bactérias. Verificaram-se variações numéricas quanto à presença de microrganismos nas superfícies dos livros e no ambiente, sendo a contagem microbiana do ar significativamente superior à encontrada nos livros, embora estes tenham apresentado maior variedade de microrganismos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia de Oliveira Portela, Universidade Federal de Uberlândia

Bibliotecária do Setor de Referência da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, mestre em Ciências Ambientais pela Unviersidade Brasil, Fernandópolis, SP

Dora Inés Kozusny-Andreani, Universidade Brasil, SP

Geneticista, mestra e doutora em Agronomia. Professora titular dos mestrados em Ciências Ambientais e em Bioengenharia. Vice coordenadora do curso do mestrado em Ciências Ambientais da  Universidade Brasil. 

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

PORTELA, P. de O.; KOZUSNY-ANDREANI, D. I. Caracterização microbiológica em ambiente específico de uma biblioteca universitária em sua composição e qualidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 373–389, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.373-389. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89846. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos