Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de Química, Antropologia e Educação

Autores

  • Érika Rayanne Silva de Carvalho Universidade de Brasília
  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.321-347

Palavras-chave:

Comunicação científica, Ciência aberta, Dados de pesquisa, Diferenças disciplinares, Gestão de dados de pesquisa

Resumo

Discussões sobre as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e re(uso) de dados de pesquisa sob o espectro das diferenças disciplinares têm sido relevantes ao processo de comunicação científica, especialmente, à luz da Ciência Aberta. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. No campo metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, em que foi adotada a estratégia de investigação qualitativa e o método de levantamento. Os participantes do estudo foram docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores) da Universidade de Brasília (UnB). A coleta dos dados procedeu mediante entrevistas semiestruturadas e a utilização do software NVivo (edição Starter) auxiliou os procedimentos de análise dos dados coletados. Os resultados do estudo demonstraram diferenças entre as três disciplinas, em relação aos aspectos que influenciam a produção/obtenção de dados, aos fatores que estimulariam ou inibiriam o compartilhamento de dados e aos fatores que estimulariam ou inibiriam o (re)uso de dados. Entre as conclusões, destaca-se que tais diferenças disciplinares constituem requisitos fundamentais para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas de informação que gerenciam dados de pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Rayanne Silva de Carvalho, Universidade de Brasília

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Biblioteconomia pela UnB (2013). Participa do Grupo de Pesquisa: Publicações Eletrônicas, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Documentação. Tem interesse nos seguintes temas: Ciência Aberta, diferenças disciplinares nas práticas de produção, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa, e curadoria digital. Atualmente (2018) realiza pesquisa de doutorado sobre a gestão de dados de pesquisa na área de Agricultura.

Fernando César Lima Leite, Universidade de Brasília

Graduado em Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação. Doutor em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: informação em ciência e tecnologia, gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Foi editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science de 2006/2012 (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica. Consultor do IBICT entre 2006 e 2009. Especialista Visitante do IBICT entre 2010 e 2013, no âmbito do PCI/CNPQ. Foi vice-coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da UnB. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciência da Informação, diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

CARVALHO, Érika R. S. de; LEITE, F. C. L. Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de Química, Antropologia e Educação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 321–347, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.321-347. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89449. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)