O processo de atenção e o letramento informacional

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80

Palavras-chave:

Atenção. letramento informacional. Regulação. Aprendizagem

Resumo

O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasilia

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília; especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília; graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Brasilia

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

GASQUE, K. C. G. D. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61–80, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.61-80. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87998. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos