Agradecimentos por financiamento na produção científica brasileira representada na Web of Science

Autores

  • Gonzalo Rubén Alvarez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-5676-2763

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245240.48-70

Palavras-chave:

Produção científica, Agradecimentos por financiamento, Pesquisa financiada, Ciência brasileira, Bibliometria

Resumo

Agradecimentos presentes em artigos representam um fenômeno social e oferecem caminhos alternativos para o estudo da pesquisa financiada (agradecimentos de natureza “financeira”) e da colaboração ‘oculta’ (agradecimentos de natureza “não financeira”) na produção científica. Analisou-se os agradecimentos por financiamento – funding acknowledgements (FA) – identificados nas publicações brasileiras de 2009-2016 indexadas na Web of Science (WoS), observando características da pesquisa financiada por área. O corpus é composto por 268.779 artigos, dos quais 71,4% incluem informações sobre agradecimentos por financiamento. A maior presença de FA em periódicos Q1, quando comparada à da totalidade de periódicos (todos os quartis) e em artigos minimamente citados, quando comparada à da totalidade de artigos sem FA minimamente citados, pode ser considerada um indicador de qualidade da pesquisa financiada no Brasil. De modo geral, a presença de FA em disciplinas de natureza teórica e social de áreas como Ciências Sociais e Humanidades é significativamente baixa em comparação às disciplinas de áreas de natureza experimental e aplicada como Física e Química e indica uma menor dependência de financiamento das primeiras. Os resultados revelam uma maior presença de FA em artigos de múltipla autoria, provavelmente como consequência da complexidade e custo financeiro das investigações no interior dos teamworks. Conclui-se que a presença de agradecimentos por financiamento nos artigos brasileiros varia conforme a área em virtude das particularidades de cada uma delas (natureza e orientação da pesquisa, perfil de publicação, estrutura organizacional etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Substituto do curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS.

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Information Studies pela University of Sheffield, Inglaterra. Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

ALVAREZ, G. R.; CAREGNATO, S. E. Agradecimentos por financiamento na produção científica brasileira representada na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 48–70, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245240.48-70. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86795. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2