Aplicação de revisão sistemática com suporte de mineração de dados e de textos: o caso do periódico Design Studies
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.156-183Palavras-chave:
Revisão sistemática, Mineração de Dados, Mineração de Textos, Tópicos de Pesquisa, Pesquisa em DesignResumo
O emprego de revisão sistemática na academia tem apresentado crescimento considerável. Frequentemente, esta tem sido usada como uma forma de filtragem por meio de palavras-chave. Contudo, é levantada, nesse processo, uma grande quantidade de dados, a partir da qual se acredita que possam ser identificadas relações mais aprofundadas, empregando técnicas de mineração de dados ou textos. Este estudo tem como objetivo identificar e verificar relações entre tópicos de pesquisa, considerando como uma prova de conceito os artigos do periódico Design Studies, por meio da aplicação de tecnologias de Descoberta de Conhecimentos em Bases de Dados. Em uma abordagem quantitativa de alcance descritivo, apresenta-se, inicialmente, uma caracterização da amostra de 483 artigos desse periódico a partir de estatística descritiva, abarcando as palavras-chave provenientes dos seus metadados. Em seguida, é usada a ferramenta de mineração de texto AlchemyAPI, para extração automática de conceitos e palavras-chave, e a ferramenta RapidMiner Studio, para análise de associação a partir dos metadados e dos resultados da mineração de texto. Constatou-se a recorrência de tópicos como o Processo, a Cognição, a Criatividade e a Educação em Design. Foi possível verificar, por meio da ferramenta AlchemyAPI, conceitos que não foram expressos nas palavras-chave dos artigos, o que pode ser considerado como uma potencialidade para estudos de revisão sistemática. Assim, espera-se que as técnicas aqui abordadas possam ser mais exploradas em pesquisas de diversas áreas, enquanto suporte válido para revisões sistemáticas de publicações científicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.