Educação para a competência em informação e as ações realizadas por bibliotecários

Autores

  • Ana Maria Mendes Miranda Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.13-39

Palavras-chave:

Competência em Informação, Formação de habilidades informacionais, Formação para Competência em informação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar as ações que os bibliotecários desenvolvem para a formação de habilidades para a competência em informação dos usuários, bem como quais são as suas necessidades em relação a essas ações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como participantes sete bibliotecárias de diferentes tipos de bibliotecas. Os dados foram coletados por meio de um grupo de foco para identificar suas experiências, ações e necessidades para as práticas educativas voltadas à competência em informação. Para análise dos dados, apoiou-se na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados foi possível perceber que os bibliotecários têm realizado diversas atividades para a formação de seus usuários que podem contribuir para a competência em informação. Conclui-se, no entanto, que ainda é necessário estreitar os laços entre os campos de atuação e instituições de ensino, de forma a atender os bibliotecários quanto às suas necessidades relativas à educação para competência em informação. Da mesma forma, evidencia-se a relevância de tornar a competência em informação integrada ao processo de formação dos bibliotecários, abordando-a como um conteúdo transversal presente em diferentes disciplinas, tendo em vista a formação de profissionais preparados para buscar e utilizar informações de forma mais crítica, ética e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL)

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL)

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

MIRANDA, A. M. M.; ALCARÁ, A. R. Educação para a competência em informação e as ações realizadas por bibliotecários. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 13–39, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.13-39. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86324. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos