Metodologia para a análise de assunto de acórdãos no contexto do controle externo: proposta de um modelo de leitura técnica

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG)
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG) http://orcid.org/0000-0003-4303-9071

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.99-131

Palavras-chave:

Análise de assunto. Indexação. Modelo de leitura técnica. Estratégias de leitura. Acórdão. Tribunal de contas.

Resumo

Apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou o problema da carência de metodologias na literatura da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, para a análise de assunto de documentos jurídicos do tipo acórdão. Sendo a análise de assunto essencialmente subjetiva, são necessários procedimentos metodológicos sistematizados para objetivá-la e, assim, obter maior consistência na representação temática da informação. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo desenvolver uma metodologia para a sistematização da análise de assunto do acórdão, visando minimizar a subjetividade inerente ao processo de análise desse documento durante a leitura técnica. A metodologia adotada na pesquisa foi caracterizada como qualitativa, exploratória e de natureza aplicada, na forma de um estudo de caso, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A partir de aportes teórico-conceituais da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Direito, construiu-se um modelo de leitura técnica de acórdãos dos tribunais de contas, cujos fundamentos são a estrutura temática desse documento; a identificação de conceitos essenciais a partir de questionamentos; o uso de estratégias cognitivas e metacognitvas de leitura; e a adoção das categorias de análise temática definidas por Guimarães. Os resultados da pesquisa indicam que a prática sistematizada da análise de assunto pode objetivar o processo de análise ao definir os procedimentos metodológicos para o indexador realizar a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG)

Bibliotecária, Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI/UFMG). Professora Adjunto na Escola de Ciência da Informação, ECI/UFMG, Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Referências

AGNOLONI, T. et al. Annotation schema for legal doctrine: a case study on DoGi database. Italian Journal of Library and Information Science, Macerata, v. 4, n. 1, p. 227-249, Jan. 2013.

AL-ABDULKARIM, L.; ATKINSON, K.; BENCH-CAPON, T. Accommodating change. Artificial Intelligence and Law, New York, , v. 24, n. 4, p. 409-427, Dec. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12676: métodos para análise de documentos: determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro: ABNT, 1992.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ATIENZA, C. A. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.

ATIENZA, C. A. Técnica de indexação de pronunciamentos judiciais. São Paulo,1981.

BARBOSA NETTO, G.; CUNHA, C. A. Ementas e informativos nos tribunais de contas. Cuiabá: PubliContas, 2015.

BRAGA JÚNIOR, M. S. Proposta de modelo RBC para a recuperação inteligente de jurisprudência na Justiça Federal. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 5 out. 1988.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015. Institui o Novo Código de Processo Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em: 25 abr. 2019.

BRASIL. Manual de indexação da justiça federal. Brasília: Conselho da Justiça Federal, 1996.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Manual do analista de jurisprudência. Brasília: Secretaria de Jurisprudência, 2002.

CÂMARA JÚNIOR, A. T. Indexação automática de acórdãos por meio de processamento de linguagem natural. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

CAMPESTRINI, H. Como redigir ementas. São Paulo: Saraiva, 1994.

CHU, C. M.; O’BRIEN, A. Subject analysis: the critical first stage in indexing. Journal of Information Science, v. 19, n. 6, p. 439–454, 1993.

CINTRA, A. M. M. Estratégias de leitura em documentação. In: SMIT, J. W. (coord.). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1987. p. 27-35.

DIAS, E. J. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. rev. Brasília: Briquet de Lemos, 2013.

FAGUNDES, S. A. Leitura em análise documentária de artigos de jornais. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.

FAIRTHORNE, R. A. Content analysis, specification and control. Annual Review of Information Science and Technology, [s.l.], v. 4, p. 73-109, 1969.

FARROW, J. A cognitive process model of document indexing. Journal of Documentation, London, v. 47, n. 2, p. 149-166, 1991.

FARROW, J. Propositional analysis and macrorules in indexing. Library Review, Bingley, , v. 45, n. 1, p. 6-15, 1996.

FERNANDES, J. U. J. Tribunais de contas do Brasil: jurisdição e competência. 3. ed. rev. atual. e ampl. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

FERREIRA, A. C. Análise de assunto da informação jurídica: proposta de um modelo de leitura técnica de acórdãos no contexto do controle externo. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

FRANCESCONI, E.; PERUGINELLI, G. Integrated access to legal literature through automated semantic classification. Artificial Intelligence and Law, New York, , v. 17, n. 1, p. 31-49, Mar. 2009.

FUJITA, M. S. L. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e linguísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. Tese (Livre Docência em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

FUJITA, M. S. L. A representação documentária no processo de indexação com o modelo de leitura documentária para textos científicos e livros: uma abordagem cognitiva com protocolo verbal. Ponto de Acesso, Salvador, v. 7, n. 1, p. 42-66, abr. 2013.

FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. Um modelo de leitura documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e uso para a formação de indexadores. DataGramaZero: revista de ciência da informação, [s.l.], v. 7, n. 3, 18 p., jun. 2006.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. Lisboa: Asa, 1993.

GOMEZ, M. N. G. de. A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 3, p. 217-222, set./dez. 1993.

GUALAZZI, E. L. B. Regime jurídico dos tribunais de contas. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1992.

GUIMARÃES, J. A. C. Análise documentária em jurisprudência: subsídios para uma metodologia de indexação de acórdãos trabalhistas brasileiros. 1994. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

GUIMARÃES, J. A. C. Elaboração de ementas jurisprudenciais: elementos teórico-metodológicos. Brasília: Conselho da Justiça Federal, 2004.

HAFNER, C. D. Conceptual organization of case law knowledge bases. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND LAW, 1., 1987, Boston. Proceedings [...]. New York: ACM Digital Library, 1987. p. 35-42.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

HUTCHINS, J. W. On the problem of aboutness in document analysis. Journal of Informatics, East Anglia, v. 1, n. 1, p. 17-35, Apr. 1977.

INGWERSEN, P. Information retrieval: interaction. London: Taylor Graham Publishing, 1992.

KATO, M. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1992.

KOBASHI, N. Y. A elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia. 1994. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

KOBASHI, N. Y.; FERNANDES, J. C. Pragmática linguística e organização da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Ancib, 2009. v. 1. p. 1-14. Disponível em:

<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3172/2298>. Acesso em: 29 set. 2017.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LARA, M. L. G. A representação documentária: em jogo a significação. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

LASSWELL, H. Politics: who gets what, when, how. New York: The World Publishing Company, 1971.

LIMA, G. A. B. O.; MACULAN, B. C. M. S. Análise de assunto a partir de uma perspectiva histórica do ARIST. Ciência da Informação, Brasília, v. 41, n. 1, p. 22-35, jan./abr. 2014.

MAÇOLI, F. Análise documentária das ementas cíveis: uma experiência com acórdãos do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2005.

MACULAN, B. C. M. S. Taxonomia facetada navegacional: construção a partir de uma matriz categorial para trabalhos acadêmicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

MANCUSO, R. C. Divergência jurisprudencial e súmula vinculante. 4. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2010.

MELO, M. A. O controle externo na América Latina. [São Paulo]: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007.

MINAS GERAIS. Tribunal de Contas. Denúncia n. 837101. Denúncia. Irregularidades na gestão municipal. Realização de inspeção extraordinária na prefeitura municipal. Ausência de registros e documentos. Comprovada obstrução ao livre exercício do controle externo a cargo do tribunal de contas. Infração gravíssima. Inabilitação para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança da administração pública estadual e municipal. Relator: Conselheiro Gilberto Diniz, 16 de maio de 2018.

MINAS GERAIS. Tribunal de Contas. Lei complementar no 102, de 17 de janeiro de 2008. Dispõe sobre a organização do Tribunal de Contas e dá outras providências. Belo Horizonte: Palácio da Liberdade, 2008.

MIRANDA, P. Comentários à Constituição de 1967: artigos 34-112. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1967. v. 3.

MOLINARI, A. H. Indexação de acórdãos por meio de uma ontologia jurisprudencial populada a partir de um corpus jurídico real. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências na Área de Concentração Engenharia de Automação e Sistemas) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

MOURA, M. A. Leitor-bibliotecário: interpretação, memória e as contradições da intersubjetividade em processos de representação informacional. In: NAVES, M. M. L.; KURAMOTO, H. (org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. p. 22-35.

MOURÃO, L. A.; MASTRO, B. T. Manual de implantação: serviço de documentação jurídica. 2. ed. São Paulo: Cepam, 1989.

NADER, P. Introdução ao estudo do Direito. 36. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

NAVES, M. M. L. Fatores interferentes no processo de análise de assunto. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

NEVES, D. A. B. Representação temática da informação e mapas cognitivos: interações possíveis. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 22, p. 39-47, 2012. Número especial.

OLIVEIRA, S. R. Recuperação inteligente de jurisprudência: uma avaliação do Raciocínio Baseado em Casos aplicado à recuperação de jurisprudências no Tribunal Eleitoral do Distrito Federal. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) ‒ Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

PALIWALA, A. Rediscovering artificial intelligence and law: an inadequate jurisprudence? International Review of Law, Ar Rayyan, v. 30, n. 3, p. 107-114, Oct. 2016.

PIMENTEL, K. M. C. Ementas jurisprudenciais: manual para identificação de teses e redação de enunciados. Curitiba: Juruá, 2015.

REALE, M. Lições preliminares de direito. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 1994.

RIBEIRO, S. F. Sistema de conhecimento para gestão documental no setor judiciário: uma aplicação no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) ‒ Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

RUMELHART, D. E. Schemata: the building blocks of cognition. In: SPIRO, R. J. et al. (org.). Theoretical issues in reading comprehension. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum, 1980.

SILVA, A. G. Leitura documentária das fontes de informação jurídica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

STRANIERI, A. et al. A hybrid rule: neural approach for the automation of legal reasoning in the discretionary domain of family law in Australia. Artificial Intelligence and Law, New York, , v. 7, n. 2-3, p. 153-183, Sept. 1999.

TAAL, A. et al. Cognitive computing and proposed approaches to conceptual organization of case law knowledge bases: a proposed model for information preparation, indexing, and analysis. Artificial Intelligence and Law, New York, v. 24, n. 4, p. 347-370, Dec. 2016.

TÁLAMO, M. F. G. M. Elaboração de resumos. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 1987.

VAN DIJK, T. A. News analysis: case studies of international and national News in the press. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.

UNITED NATIONS INFORMATION SYSTEM IN SCIENCE AND TECHNOLOGY. Princípios de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 83-94, Mar. 1981.

VERHEIJ, Bart. Formalizing value-guided argumentation for ethical systems design. Artificial Intelligence and Law, New York, , v. 24, n. 4, p. 387-407, Dec. 2016.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

FERREIRA, A. C.; MACULAN, B. C. M. dos S. Metodologia para a análise de assunto de acórdãos no contexto do controle externo: proposta de um modelo de leitura técnica. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 99–131, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.99-131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/84881. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)