Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional

Autores

  • Patrícia Resende Pereira Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0003-3200-317X
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245253.40-60

Palavras-chave:

Letramento Informacional. Gestão Escolar. Tomada de decisão. Ensino médio.

Resumo

O estudo analisou o comportamento de busca e uso da informação para a tomada de decisão do gestor escolar, em relação aos padrões de letramento informacional nas escolas de ensino médio do Distrito Federal  da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, com uso de documentos oficiais do sistema educacional do Distrito Federal, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o principal acesso à informação é realizado pela internet e que o volume de dados, aliado à falta de tempo para obtenção de informações, dificulta a tomada de decisão. Para tomar decisões, os gestores consultam informações disponíveis na escola, além do projeto político pedagógico. Verificam a origem da informação recebida e os resultados alcançados pela escola nas avaliações externas do governo. Por fim, os dados coletados pelos gestores educacionais, em relação aos padrões do letramento informacional, mostram o desenvolvimento de poucas habilidades e a necessidade de formação sistemática e adequada para aprender a lidar com a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1990), especialização em Administração em Educação (UnB). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1987, onde além da atividade docente para crianças, jovens e adultos, exerceu cargos de gestão no Ensino Médio, desde 2013. Tem experiência na área de gestão e coordenação pedagógica, em escolas públicas e particulares, atuando na implantação e implementação de projetos inovadores e políticas públicas. Desenvolve pesquisa na área de Letramento Informacional e Gestão junto a escolas da rede pública do DF. 

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

PEREIRA, P. R.; GASQUE, K. C. G. D. Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 40–60, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.40-60. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/83114. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos